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Policlínica passa por reforma geral

Secom PMI

IPATINGA – A Policlínica Municipal de Ipatinga, no bairro Cidade Nobre, está em reforma geral. As obras realizadas pela Prefeitura incluem desde reparos e adequações na infraestrutura física do prédio, das paredes ao teto, até a instalação de moderno sistema de climatização, mobiliários novos, sinalização interna revitalizada e nova fachada. Serão feitas melhorias nas redes elétrica e hidráulica, refeitório dos funcionários, banheiros, consultórios e salas de exames, fisioterapia, recepção, central de esterilização e demais setores da unidade.

“Trata-se de uma reforma completa, urgente e mais do que necessária. Assumimos o compromisso de melhorar a saúde e estamos, na medida do possível, dando respostas efetivas a cada uma das demandas antigas da nossa cidade”, sintetiza a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta. “Este importante investimento vai garantir melhores condições de trabalho em ambientes adequados e humanizados para os servidores. E, principalmente, mais qualidade nos serviços prestados à nossa população”, completa Cecília Ferramenta.

TRÊS FRENTES

Realizada com recursos do governo Estadual e contrapartida da Prefeitura de Ipatinga, que somam R$ 2,2 milhões, a reforma da Policlínica Municipal será executada em três frentes. Na primeira fase, as intervenções vão ocorrer na área destinada aos funcionários – refeitório, banheiros e vestiários –, setor de fisioterapia e quatro consultórios. Na segunda parte, serão reformadas 15 salas e consultórios médicos e feita a troca de parte do telhado. A terceira e última etapa vai abranger as demais dependências da unidade, incluindo a revitalização da fachada e a instalação do sistema de climatização.

A previsão é entregar a Policlínica totalmente reestruturada e modernizada até o final deste ano. A Policlínica Municipal atende, em média, mil usuários por dia, com consultas médicas e exames especializados, realização de pequenas cirurgias e curativos, distribuição de remédios, dentre outros serviços de saúde para a população.

CEO

Além das intervenções no espaço físico, a Prefeitura de Ipatinga vai trocar todo o mobiliário e equipamentos da Policlínica Municipal. O projeto original passou por adequações e as melhorias serão estendidas para ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona em anexo à unidade de serviços e consultas especializadas de Ipatinga.

SERVIÇOS

Rua Joaquim Nabuco, s/n., bairro Cidade Nobre
Telefone: (31) 3829.8564 – 3829.8573 – 3829-8582
E-mail da unidade: policlinicamunicipal@ipatinga.mg.gov.br
Atendimento ao público: segunda a sexta-feira, 7h às 19h
Em caso de dúvidas sobre agendamentos, informe-se também junto à recepção ou gerência da Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

Atendimento ao público está garantido durante as obras
Com a reforma do prédio, alguns serviços da Policlínica serão transferidos para outras unidades de saúde da rede municipal e em imóveis alugados temporariamente pela Prefeitura. As consultas de psiquiatria e psicologia do Núcleo de Atenção em Saúde Mental da Criança e Adolescente serão realizadas na sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ipatinga (Cerest), situado à Rua Joaquim Nabuco, 317, em frente à Policlínica.

Os serviços de triagem (1ª consulta) e de reavaliação (retorno) dos pacientes de fisioterapia foram descentralizados, e deverão ser atendidos em dez pontos estratégicos nas Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga. Já as sessões continuam a ser realizadas na Policlínica Municipal ou clínicas conveniadas à Prefeitura de Ipatinga, conforme agendamento médico.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, explica que embora seja considerada uma obra grande, a execução das reformas da Policlínica foi planejada de forma a gerar o menor impacto possível na rotina de funcionários e usuários da unidade. “As áreas que passarão por intervenções serão isoladas e, na medida em que forem liberadas, os serviços serão remanejados internamente. Mas, ainda assim, será preciso deslocar algumas especialidades para outros locais, a fim de garantir o atendimento adequado ao cidadão”, detalha.

Durante o período de obras, o secretário pede a compreensão e colaboração de todos os usuários da Policlínica e da rede municipal de saúde. “É preciso que os usuários fiquem ainda mais atentos às guias de marcação (papel amarelo) e encaminhamento para comparecer no local e horário correto do agendamento do serviço. Quando o usuário ‘perde’ a consulta ou exame, outra pessoa que também precisa dos serviços de saúde deixa de ser atendida”, reforça.

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