Cultura

Poda de gameleira tem cuidado especial

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga vai montar uma operação, no próximo sábado, dia 13, para fazer a poda de uma antiga gameleira (fícus elástica, também conhecida como figueira) localizada na esquina da avenida Japão com a rua Nicarágua, no bairro Cariru. O trabalho será realizado de 7:00h às 17:00h, período em que o tráfego de veículos – inclusive de ônibus – fica interditado naquele trecho.

A gameleira remonta à época de construção do Cariru. Qualquer intervenção precisa ser autorizada pelos órgãos ambientais e culturais, uma vez que a árvore é tombada pelo patrimônio histórico e cultural do município. Sua copa, alta e frondosa, cobre um bom trecho da principal avenida do bairro, nas proximidades da Consul, por isso será necessário a interdição do trânsito nas suas proximidades.

VENTILAÇÃO

O chefe da Seção de Parques e Jardins da Prefeitura de Ipatinga, Daniel Botelho, explicou que se trata de um trabalho delicado e manual. Serão feitos dois tipos de poda, a de limpeza, que inclui a retirada de brotos do tronco, galhos e folhas secas, e a de clareamento, com retirada de galhos e levantamento da copa, de modo a melhorar a ventilação e reduzir os riscos em casos de ventania e chuva forte.

Conforme Botelho, esse serviço é feito periodicamente em toda a cidade, mas no caso da gameleira da rua Japão será preciso mobilizar uma estrutura maior, que inclui uma equipe com oito homens, equipamentos manuais e apoio de um caminhão.

Essa intervenção na histórica gameleira do Cariru é uma ação de proteção, pois visa a garantir a estrutura e o equilíbrio da árvore. Além da poda, será feita uma aplicação de inseticidas para o combate de fungos, cupins e formigas, que podem comprometer a estrutura da árvore.

PATRIMÔNIO

A gameleira da avenida Japão, conforme registros históricos, foi plantada em 1961, na época da construção do bairro Cariru. Na década de 1980 houve uma tentativa de derrubá-la, mas os moradores se mobilizaram e salvaram a árvore, que, em 1990, foi tombada pelo patrimônio histórico-cultural do município, por meio do Decreto 2.662.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com