Cidades

PMT realiza mais 235 cirurgias de cataratas no fim de semana

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste fim de semana mais um mutirão de cirurgias de cataratas, no Hospital Vital Brazil. Desta vez, serão feitas 235 cirurgias no total, sendo 135 neste sábado (11), a partir das 7h, e outras 10 no domingo. Com esses atendimentos, a Prefeitura completa quase 500 operações, desde o início de dezembro.

Os pacientes que serão operados neste fim de semana, todos de Timóteo, já fizeram todos os exames necessários. A cirurgia é rápida, com média de 15 minutos de duração, e pouco tempo depois os pacientes são liberados para a recuperação em casa, que também é rápida.

O prefeito Keisson Drumond destacou que esse mutirão pretende “zerar” a fila de espera para cirurgias de cataratas e em outras especialidades, que já somam quase 200. A previsão é de chegar até o fim do ano com mais de 6 mil cirurgias eletivas realizadas. “Estamos trabalhando para acabar com as filas de espera para operações diversas, com mais saúde e conforto para todos”, afirmou Keisson.

CONFORTO

O mutirão de cirurgias de cataratas está sendo promovido em parceria com os governos estadual e federal. Essas operações, que na rede privada custam mais de R$ 2,5 mil, eram feitas anteriormente em Sabinópolis, a 180 quilômetros de Timóteo. “Agora os pacientes têm o conforto de fazer todos os exames e a cirurgia perto de casa, com mais segurança e conforto”, concluiu o prefeito.

A catarata é uma opacidade progressiva do cristalino (nossa lente natural), que reduz a visão por impedir a entrada de luz para o interior do olho, com consequente diminuição gradual da visão. A cirurgia, um dos procedimentos oftalmológicos mais seguros e mais bem sucedidos em todo o mundo, emprega o ultrassom, o qual facilita a aspiração do cristalino opaco e, ao final do procedimento, é colocada uma lente intra-ocular para substituir a lente natural.

Para as mais de 300 pessoas que já se submeteram à cirurgia de catarata, trata-se de uma melhoria da qualidade de vida. Pesquisas da área de saúde indicam que muitos pacientes correlacionam a reabilitação visual com a diminuição dos sintomas de depressão. Após a cirurgia, em poucos dias o paciente pode retomar seus hábitos de leitura, andar na rua, fazer atividades manuais que, antes, eram praticamente impossíveis pelos problemas na visão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com