Cidades

PMI vai asfaltar ruas Campinas e Belém

IPATINGA – “É o fim da poeira. Já estávamos perdendo as esperanças. Mas graças a Deus agora as máquinas chegam para realizar o sonho de toda uma vida, que é o asfalto na nossa rua”.

Com essas palavras, a dona de casa Aparecida Silva descreveu o sentimento de ver a empresa responsável pela execução das obras de pavimentação e recapeamento em Ipatinga iniciar os trabalhos, na manhã desta quarta-feira (22), em um histórico trecho desassistido nas ruas Belém e Campinas, no bairro Veneza.

A previsão é de que o trabalho de infraestrutura para drenagem das águas de chuva e asfaltamento nas duas ruas seja concluído em 60 dias. Ao todo, serão quase 300 metros de pavimentação asfáltica e mais de 80 metros de rede pluvial.

O prefeito Nardyello Rocha lembrou que desde o início da gestão, há dois anos, já havia decidido pela realização das obras. Assim é que garantiu a inclusão das ruas no programa ‘Nova Ipatinga’.

“Particularmente, eu estou muito feliz. Estamos tratando de uma região importante, muito próxima do Novo Centro, mas que infelizmente vivia em extremos negativos: uma hora era a poeira e em outra, quando chovia, o barro. Esses problemas estão chegando ao fim. Vamos dar dignidade para todos esses moradores que esperam por essa obra há anos. Sem falsa modéstia, este é um governo que olha para quem mais precisa e vamos continuar assim”, disse.

LEMBRANÇA

Ao lado do prefeito, Cláudio Fernandes, um dos líderes comunitários do bairro, relatou que o problema das ruas vem desde a época que seus avós se mudaram para a cidade. “Eles vieram para cá em 1964. Sou nascido e criado na rua Belém e a gente ficava muito frustrado de ver tudo se desenvolvendo em volta, enquanto aqui continuava esquecido. Então, diante desses acontecimentos, nós estamos ansiosos para que essa obra saia do papel e não vire mais uma utopia. Creio que, enfim, nós fomos lembrados”.

HISTÓRICO DE SOFRIMENTO

O atual secretário-Adjunto de Obras de Ipatinga, Anderson Lage, também reside no Veneza, mencionando que por anos foi presidente da associação de moradores do bairro. Segundo ele, a pavimentação deste trecho das ruas é uma grande conquista.

“Nos anos 90, após uma inundação nessa região próxima ao ribeirão Ipanema, muitos moradores tiveram que ser retirados e deslocados para outros locais. Entretanto, os residentes nesse trecho caótico não receberam a mesma atenção e, pior, também não foram beneficiados com melhorias posteriores, alguma iniciativa para que o drama não se repetisse. Sei do empenho do prefeito para a concretização dessas obras, até mesmo quando ele era vereador. Por anos tentou viabilizar essa ação e agora estamos tendo a honra de poder executá-la”, concluiu.

INVESTIMENTO

Os recursos para solução do problema são provenientes do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Foram captados pela atual gestão do município em condições especiais, junto à Caixa Econômica Federal. Estão sendo contempladas com recapeamento e pavimentação inúmeras ruas e avenidas, além de ciclovias. Entre outras obras, também se tornam realidade dezenas de muros de arrimo indispensáveis em áreas de risco, e três novas Unidades Básicas de Saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com