Cidades

PMI retira 1.200 toneladas de entulhos de áreas públicas

IPATINGA – Em apenas 15 dias, foram necessárias 200 viagens de caminhões para fazer o recolhimento de cerca de 1.200 toneladas de entulhos depositados irregularmente por moradores em diversos pontos do bairro Bethânia. A operação já foi executada na Regional IV, está sendo finalizada na Regional V e iniciada em bairros das Regionais VI, VII e VIII. Além de alcançar toda a cidade, o planejamento da Prefeitura de Ipatinga inclui também ações emergenciais para desobstrução de vias e limpeza de áreas que já receberam intervenções nos últimos meses.

Na Rua Serra da Boa Vista, no Jardim Panorama, durante limpeza realizada no final de semana e concluída nesta segunda-feira (20), foram 360 toneladas removidas de uma área pública usada irregularmente como depósito de terras e entulhos de toda espécie. O objetivo da Prefeitura de Ipatinga é fazer a manutenção da limpeza urbana, reparar danos ambientais causados pelo lixo e também combater os focos de doenças, como dengue, chikungunya e zika vírus, que são ameaças à saúde pública.

Mas a comunidade precisa fazer a sua parte e colaborar com a conservação de áreas verdes, ruas, avenidas, praças e ciclovias. A grande quantidade de materiais recolhidos no Bethânia e no Jardim Panorama nos últimos dias surpreendeu até mesmo os profissionais que operam diariamente os serviços de limpeza urbana em Ipatinga.

REINCIDÊNCIA

Conforme levantamentos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), em muitos locais é alto o índice de reincidência – quando os moradores continuam fazendo o descarte ilegal de materiais inservíveis inclusive em áreas que já foram limpas pela Prefeitura. Esse “retrabalho” por parte das equipes da PMI que cuidam da manutenção da cidade, em função do comportamento incorreto de algumas pessoas, acaba comprometendo o cronograma de serviços, prejudicando a comunidade e onerando ainda mais os cofres públicos.

Apesar de intensificar a fiscalização de postura, com a finalidade de coibir essas práticas danosas e identificar os infratores, para a Administração o mais importante é despertar a consciência dos moradores para evitar o descarte ilegal de materiais pelas ruas. Esta semana, além de dar continuidade às intervenções no Bethânia, as equipes da Sesuma já começaram a operação de limpeza na Rua Piau, no Granjas Vagalume. A previsão é retirar cerca de 180 toneladas de entulhos, restos de construção e terras espalhados de forma irregular por moradores em toda extensão da via.

REVITALIZAÇÃO
Ao mesmo tempo em que faz a limpeza urbana e a manutenção de áreas públicas, a Administração vem promovendo a recuperação de terrenos que eram utilizados para descarte ilegal de entulhos e sucatas. Em um ano, pelo menos 10 locais foram revitalizados em vários bairros, para satisfação de centenas de famílias que residem no entorno dessas áreas que, até então, haviam se transformado em depósitos de lixos, focos de doenças e mau cheiro.

Após a conclusão dos trabalhos no Bethânia e Vagalume, as equipes de limpeza urbana darão prosseguimento ao cronograma elaborado pela Sesuma, conforme as necessidades já identificadas. Nas próximas semanas estão previstas novas intervenções no Esperança, Nova Esperança, Recanto, Vila Formosa, Chácaras Madalena, Limoeiro, Barra Alegre e Bom Jardim.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com