Cidades

PMI inicia mutirão de limpeza contra a dengue

IPATINGA – Cinco caminhões, 150 profissionais envolvidos, 90 agentes de combate a endemias em campo e 98 mil casas a serem visitadas. Estes são os números do mutirão de limpeza e combate à dengue que ganhou as ruas de Ipatinga na manhã desta segunda-feira (18). A ação, que vai percorrer toda cidade nos próximos 30 dias, começou pelos bairros Bom Jardim, Córrego Novo e Recanto. A prefeita Cecília Ferramenta esteve presente ao lançamento do mutirão, na Praça Waldomiro Serafim da Costa.

As ações preventivas realizadas diariamente no município, que incluem limpeza urbana, retirada de entulhos, aplicação de larvicidas e “fumacês”, continuarão sendo realizadas normalmente. Em Ipatinga, até quinta-feira passada (14/02), havia mais de 5.500 casos notificados de dengue, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde. O índice de infestação (LIRAa) no município, apurado em janeiro, é de 1,8%.

INSERVÍVEIS
Durante o mutirão, as equipes estão coletando inservíveis que possam acumular água e se tornar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. São eles: garrafas de vidro, pets, pneus velhos, potes e pratinhos de plástico, entre outros. Além de panfleto contendo orientações e dicas de prevenção, os agentes estão entregando à população sacos plásticos para a correta dispensa do material que será coletado pelos caminhões da Prefeitura de Ipatinga.

O objetivo do mutirão de limpeza é eliminar os focos do mosquito transmissor da doença, ainda presente em 80% das residências. A ação começa sempre a partir das 8h. Além disso, a comunidade pode tirar dúvidas ou denunciar focos da dengue junto à Vigilância Epidemiológica e ao Controle de Zoonoses de Ipatinga pelo telefone (31) 3829-8383. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com