Policia

PMI faz operação para coibir o comércio informal em Ipatinga

IPATINGA – Fiscais da Seção de Fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura de Ipatinga iniciaram nesta quarta-feira (10), operação para coibir a ação de ambulantes na região central de Ipatinga. A fiscalização contou com apoio da Polícia Militar.

“Antes mesmo desta operação, todos os ambulantes da área central foram notificados e advertidos. Agora vamos tornar essa operação permanente, não só na área central, mas em todas as regionais da cidade”, pontuou o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Samuel José Gomes.

Nas ruas, quem acompanhou a ação dos fiscais da Prefeitura, aprovou a iniciativa. “Está ficando insuportável caminhar pelo centro de Ipatinga devido ao crescente numero de camelôs e vendedores que ocupam as calçadas, atrapalhando os pedestres”, disse o aposentado Geraldo José Rodrigues, de 55 anos.

Uma comerciante da Avenida 28 de Abril, que preferiu não se identificar, lamentou a concorrência desleal com os ambulantes. Segundo a mulher, que é proprietária de uma loja de roupas, além de atrapalhar o acesso dos clientes às lojas, os ambulantes comercializam produtos com preços abaixo do praticado no mercado regular. “São mercadorias de origem duvidosa que acabam competindo no mercado. Não temos como oferecer as mesmas condições de preços”, comentou a comerciante.

Classe empresarial apoia iniciativa

A fiscalização ostensiva para coibir o comércio informal é aprovada e apoiada pela classe empresarial. Na manhã desta quarta-feira (10/06), os secretários municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Samuel Gomes, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Amarildo Assis, se reuniram com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Ipatinga (ACIAPI), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e empresários da cidade.

Apesar da fiscalização estar na pauta, o objetivo principal do encontro foi estabelecer uma agenda positiva entre poder público, empresariado e comunidade em geral, para fomentar a economia e gerar postos de trabalho formal no município.

Presidente da CDL e empresário do ramo de confecção, Cláudio Zambaldi elogiou a iniciativa. “O atual momento econômico é ruim e somar forças é fundamental. A fiscalização do comércio informal é fundamental para a proteção do consumidor, uma vez que ele não tem garantias daquele produto, geração de receita e impostos e, principalmente, para a manutenção do comércio ativo e dos postos de trabalho. Esta resposta da Prefeitura dá esperança para o setor”, pontua Zambaldi.

Os secretários municipais reafirmaram o empenho da atual administração no atendimento de reivindicações e detalharam as medidas para o fortalecimento do setor de comércio e serviços. Entre elas, fiscalização permanente do comércio informal, de sonorização volante e posturas; modernização do sistema de aprovação de projetos da construção civil; atuação ostensiva para coibir feiras “temporárias”, dentre outros.

Em contrapartida, o presidente da ACIAPI, Luís Henrique Alves, prometeu total apoio das entidades em ações educativas junto aos associados para coibir ocupação indevida de calçadas; poluição visual e sonora e colaboração na limpeza urbana, com destaque para as vias com concentração comercial. “É uma parceria importante em que todos têm a ganhar”. Na ocasião, ficou acertado encontros quinzenais para acompanhamento das ações efetivas pelo município e entidade.


Reunião entre representantes da Prefeitura Municipal e Aciapi

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com