Cidades

PMI faz nova limpeza na divisa do Cidade Nobre e Vila Celeste

IPATINGA – Mais de 400 toneladas de todo tipo de material inservível, descartado irregularmente numa área entre as avenidas Carlos Chagas e Felipe dos Santos, na divisa dos bairros Vila Celeste e Cidade Nobre, em Ipatinga, foram recolhidas este ano pelas equipes de limpeza da Prefeitura. O balanço foi divulgado após mais uma intervenção no local, realizada na manhã deste sábado (21), quando foram necessários 27 caminhões caçamba para a retirada de 200 toneladas de entulho, terra, móveis e eletrodomésticos despejados no local.

O terreno é considerado um ponto crítico de sujeira na área urbana, devido ao grande volume de materiais descartados irregularmente. Em meados de dezembro do ano passado, além de fazer a limpeza do local, a Prefeitura instalou defensas para impedir a prática do descarte irregular de resíduos sólidos, pelo canteiro da Avenida Felipe dos Santos.

A ação da Prefeitura foi comemorada pelos moradores da região. Para o aposentado Antônio Carlos de Ferreira, de 68 anos, os entulhos contribuem para a proliferação de insetos. “As pessoas deveriam ter mais consciência e ajudar a cuidar da cidade. Se cada morador der a destinação correta do lixo que produz, Ipatinga seria ainda mais bonita e melhor para viver”, disse o aposentado aportando para um guarda- roupas abandonado no local. “É uma absurdo jogar tanta coisa em uma área pública”, comentou.

CRIME AMBIENTAL
O descarte irregular de entulhos em áreas públicas e lotes vagos de Ipatinga é crime contra a ordem social, que pode causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. De acordo com o Decreto 4.435/2001, que regulamenta os serviços de limpeza urbana no município, o morador é responsável pela destinação correta do lixo gerado em residências, comércios ou indústrias.

As multas aplicadas variam de acordo com o grau de gravidade das infrações, de uma até dez Unidades Fiscal Padrão de Ipatinga (UFPI), podendo chegar a quase R$ 10 mil e, em alguns casos, há também penalidades diárias.

REVITALIZAÇÃO

Para o terreno utilizado como ponto de descarte irregular de entulhos, na divisa dos bairros Cidade Nobre e Vila Celeste, técnicos da Prefeitura já tem elaborado um projeto de revitalização. A proposta inclui a construção de uma pista de caminhada, instalação de equipamentos de ginástica, estacionamento para carros e motos, além de intervenções de paisagismo e urbanismo da área. A iniciativa está em fase de captação de recursos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com