Cidades

PMI esclarece dúvida sobre vacina triviral

IPATINGA – A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ipatinga divulgou nota oficial ontem esclarecendo que a vacina triviral disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a Campanha contra o Sarampo está contraindicada para crianças com reação alérgica ao leite, com manifestações cutâneas ou até reação anafilática, visto que essa possui lactoalbumina em sua composição.

 A intolerância à lactose não contraindica seu uso, pois não consta na composição da vacina. A secretaria salienta que a particularidade refere-se ao laboratório produtor, o Serum Instituto. O esclarecimento é uma medida de precaução e tem como base, nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde no final da última semana. Outros laboratórios não utilizam lactoalbumina na composição da vacina.

Embora presente no leite, a lactose é um açúcar não tolerado ou tolerado parcialmente por alguns organismos. Nestes pacientes, o componente provoca distúrbios gastrointestinais (cólicas, gases e diarreia). Já a lacotalbumina, presente na vacina em uso nesta campanha, é uma proteína que causa alergia em alguns pacientes. Portanto, tratam-se de componentes distintos e responsáveis por doenças distintas, sendo a segunda mais severa e também rara.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina é segura e praticamente não tem efeito colateral – salvo a contraindicação acima mencionada. Também é imprescindível para proteger as crianças com um ano de idade a menores de cinco, contra o sarampo, caxumba e rubéola.

A campanha de vacinação segue até a próxima sexta-feira (28/11), com 16 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no ambulatório do Shopping do Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com