Cultura

PMI divulga bens culturais inventariados em três anos

IPATINGA – Em busca da continuidade e do reconhecimento, planejamento e proposições de ações que efetivem a garantia do direito à memória, contribuindo para a consolidação, manutenção e desenvolvimento da diversidade cultural do Estado de Minas Gerais e do município, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga (Semcel) informa que o Plano de Inventário dos bens culturais locais foi revisado, atualizado e aprovado pelo IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Desta forma, foram cumpridas todas as diretrizes estabelecidas entre o poder público e a sociedade civil, em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai).

INVENTÁRIO

Esse trabalho de inventariação reúne informações históricas, descritivas, cartográficas, paisagísticas, urbanísticas e culturais dos bens relevantes enquanto lugares de memória, sendo representativos de diferentes grupos formadores da sociedade.

Em 2018, segundo a Semcel, os bens inventariados na chamada área AI 02, correspondente ao Parque Ipanema, foram várias estruturas arquitetônicas e urbanísticas: os Galpões 1, 2 e 3; o Teatro de Arena e o Parque da Ciência, assim como os Bens Móveis e Integrados (o Cata-Vento do Parque).

Na área AI 04, que corresponde aos bairros Cidade Nobre, Ideal, Iguaçu e Ferroviários, foram inventariados: o Monumento Millenium, localizado no trevo da BR-381 em frente ao Hotel Panorama Tower; o Monumento Tomie Ohtake e o Monumento Rotary, localizados respectivamente no canteiro em frente ao Escritório Central da Usiminas e na rotatória da mesma rodovia nas imediações da Estação Ferroviária Intendente Câmara.

DIVERSIDADE

Em 2019, foram inventariados os patrimônios culturais da área AI 09, que inclui os bairros Bom Jardim, Córrego Novo, Esperança e Limoeiro.

“Neste caso – explicam os técnicos da Semcel –, foi levada em consideração a história de um povo que possui uma diversidade cultural abrangente, e de uma comunidade que traduz o progresso de Ipatinga, optando-se pelo bairro Bom Jardim, onde a lista de bens inventariados – aprovada por unanimidade – estabeleceu: o conjunto de placas institucionais das escolas públicas (a Escola Municipal Estrelinha Azul e as Escolas Estaduais Laura Xavier Santana e Professora Maria Antonieta), a praça central (Waldomiro Costa) e a feira livre do Bairro Bom Jardim”.

NOS TRILHOS

No ano de 2020, a área atendida é a AI 04, cujos bens inventariados são: 37º Grupo Escoteiro Júlio Verne do bairro Ferroviários; Feira Livre do bairro Iguaçu; Celebração de Corpus Christi – Comunidade Atos dos Apóstolos (Paróquia São Geraldo); Complexo Poliesportivo, de Lazer e Educacional Nescau e Ferreirão do bairro Ideal, e Praça das Mães do bairro Cidade Nobre.

Esses bens foram escolhidos através do Projeto ‘Nos Trilhos do Patrimônio’ através do Inventário Participativo, por meio do qual foi realizado um amplo levantamento nas escolas da rede municipal de ensino desses bairros, envolvendo alunos, familiares e equipe pedagógica e diretiva de cada estabelecimento. Uma pesquisa de campo indicou os nomes desses bens, de maneira democrática, para inventariação.

As atividades de execução do inventário de proteção do Acervo Cultural de Ipatinga foram realizadas durante esses últimos três anos pela Seção de Patrimônio e Incentivo Cultural, sob a gestão de Thiago Vaz, e elaboradas pela empresa Espaço Design Arquitetura e Gestão Cultural, da arquiteta urbanista Joana Angélica.

Acesse: www.patrimoniocultural.ipatinga.mg.gov.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com