Cidades

PMI conclui com sucesso a poda de gameleira tombada

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – Uma equipe de 15 pessoas, com ferramentas e equipamentos diversos, trabalhou durante quase nove horas, no sábado passado (13/12), para fazer uma poda na antiga gameleira (fícus elástica), também conhecida com figueira, localizada na avenida Japão, no bairro Cariru. Foi montada uma grande operação para o trabalho, que começou por volta das 7:30h e terminou às 16:00h.

O chefe da Seção de Parques e Jardins da prefeitura de Ipatinga, Daniel Botelho, explicou que foi preciso tomar uma série de cuidados para a poda da árvore, não só pelo seu tamanho, mas também por ser uma árvore tombada pelo patrimônio histórico e cultural e um marco na construção do Cariru.

A gameleira da avenida Japão não recebia uma poda há muito tempo. A intervenção ocorreu para fortalecer a própria árvore, além de reduzir riscos de queda de galhos. Entre os cuidados tomados para o serviço foi feito um laudo fitossanitário por técnicos da prefeitura de Ipatinga, encaminhado ao Conselho Municipal do Patrimônio.

A poda também exigiu mudanças no trânsito em um trecho da avenida Japão. Os transtornos foram mínimos, tendo em vista que os moradores haviam sido avisados com antecedência e alguns pontos de ônibus foram transferidos provisoriamente.

PROTEÇÃO

A operação, conforme Botelho, foi um sucesso. Foram feitas poda de limpeza e de clareamento da copa da antiga gameleira. Foi também aplicado inseticida para o combate a formigas e cupins que ameaçavam a árvore, localizada próximo à Consul.

Três caminhões, sendo um com escada mecânica e outros equipamentos especiais foram utilizados na operação. As folhas e galhos tiveram como destinação a Central de Resíduos, para serem triturados e transformados em composto orgânico, utilizado em praças, jardins e no Viveiro Municipal.

PROGRAMAÇÃO
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Finocchio, informou que a equipe de Parques e Jardins continua no bairro Cariru, dando sequência à programação de podas. Ele disse que é feito um levantamento em todos os bairros, que recebem esse serviço pelo menos uma vez por ano. Nos casos de corte de árvores, o serviço só é feito após avaliação rigorosa. Do Cariru, conforme a programação da secretaria, a equipe de podas deverá seguir para os bairros Bom Retiro, Imbaúbas e Areal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com