Cidades

PMI cobra normas de prevenção ao covid-19 de supermercados

IPATINGA – Convocados pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), representantes do setor supermercadista em Ipatinga compareceram à Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (25), para uma reunião de advertência e recomendações. No encontro, autoridades do poder Executivo, Ministério Público e Polícia Militar cobraram maior rigidez no cumprimento dos decretos que regulamentam o funcionamento do segmento em função da pandemia do Coronavírus.

Conforme os decretos em vigor, supermercados e congêneres devem adotar um total de 21 regras sanitárias. “Nós estamos com fiscais trabalhando durante o dia, tarde e noite. Nosso principal foco agora é a limitação do número de pessoas dentro das unidades, uma para cada cinco metros quadrados, considerando nesta conta os funcionários e desconsiderando os espaços ocupados”, observou o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho.

No mesmo sentido, o promotor de Justiça e curador da Saúde no município, Rafael Pureza, alertou para a necessidade de funcionários na porta dos estabelecimentos para realizar este controle. “O supermercado deve ter um funcionário controlando e saber ao certo quantas pessoas há dentro do estabelecimento. Uma forma eficaz para esse controle é o acesso por meio de senhas. Lembrando que também é responsabilidade da unidade comercial o controle das filas externas”, disse.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, que esteve presente na reunião, se mostrou preocupado com a situação da doença no Brasil, apesar da situação ainda relativamente controlada no município. Ao fazer uso da palavra, ele lembrou de todo um trabalho preventivo realizado na cidade, mas a previsão de pico da Covid-19 nos próximos dias é um sinal ainda mais evidente de que todos devem estar em alerta. “Nós fechamos o comércio totalmente, num primeiro momento,como um cuidado necessário e inadiável, já que não tínhamos um indicador da condição real dos casos suspeitos. Agora estamos conseguindo testar. Então percebemos um avanço no número de casos e, pior, há uma lotação de mais de 80% em nossos leitos de UTI/SUS. Nossa cidade é referência para atendimento de 14 municípios pactuados na microrregião. Precisamos ter atenção para evitar o estrangulamento do nosso sistema de saúde”, concluiu.

Ainda durante a reunião, Agnaldo Bicalho lembrou que o município estará realizando rígida fiscalização das normas para o setor. “Nós estamos trabalhando para garantir a saúde pública. Não queremos chegar ao ponto de multar. Mas se preciso for, faremos, assim como, se erros contínuos colocarem em risco a vida de nossos cidadãos, poderemos cassar o alvará de determinado estabelecimento”.

A multa por descumprir os decretos municipais pode chegar a 100 UFPI’s (Unidade Fiscal Padrão de Ipatinga), o que equivale a cerca de 12 mil reais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com