Cidades

PMDB confirma candidatura própria com chapa puro sangue

Chapa do PMDB tem Jésus Nascimento como prefeito e Sebastião Quintão de vice: partidos não têm autonomia em Ipatinga, mas o PMDB tem, disse o ex-prefeito

 

IPATINGA – Os rumores de que o ex-prefeito Sebastião Quintão encabeçaria a chapa majoritária do PMDB para as eleições municipais acabaram não se confirmando na tarde de ontem (5), durante o requerimento do registro de candidatura. A surpresa foi a indicação do empresário Jésus Nascimento, também do PMDB, como o candidato a prefeito, tendo Quintão como vice.
O desfecho da situação em Belo Horizonte, com o rompimento do PSD com a chapa PT/PMDB, (leia texto abaixo) e a possibilidade de um indeferimento do registro do ex-prefeito pela Justiça Eleitoral contribuíram para a definição da candidatura própria em Ipatinga com Jésus como cabeça de chapa.
Oficialmente, a legenda vai para a disputa coligada apenas com o PMN. O PTB de José Osmir e o PSC da pastora e vice-prefeita Márcia Perozini coligaram com o PV e PSD, seguindo orientação do Governo do Estado.
Com um discurso crítico, os peemedebistas justificaram que optaram por uma chapa ‘puro sangue’ para evidenciar que o partido não concorda com a política coronelista que vigora no município, numa acusação direta à frente articulada pelo secretário de Gestão Metropolitana Alexandre Silveira, agora encabeçada pela deputada estadual Rosângela Reis (PV).
“O PMDB caminha de forma independente, sem ninguém botar coleira no nosso pescoço. O que é diferente do que estamos vendo aí. Temos que proclamar, chamar a juventude e todos os segmentos da sociedade para fazer um país novo e maduro. Sem esse coronelismo que vem passando o rolo compressor, comprando as pessoas a preço de ouro. Nós não compramos e nem pagamos nada. Desafiamos esses coronéis, verdadeiros banidos de gravata para que apresentem diante de nós, olho no olho”, criticou Quintão.

VIRADA
Questionado sobre o rompimento do PSC com o projeto político do PMDB, mesmo após o anúncio de apoio feito último sábado (30), Quintão reforçou que a ‘virada’ foi provocada pelo grupo que quer resgatar o ‘coronelismo’ em Ipatinga.
“Isso ai é o coronelismo. Nós sabemos que os partidos hoje, lamentavelmente, têm donos. O PMDB é um partido de vulto, de origem histórica, de antes da ditadura. Convivemos com o regime, ajudamos a derrubá-lo. Demos apoio a todos os governos do país, como o José Sarney, Collor, Fernando Henrique, ao Lula e agora a Dilma. Somos um partido de renúncia, não vivemos pelo poder, mas pela democracia”, ponderou.
O ex-prefeito declarou ainda que os partidos do município não têm autonomia, uma vez que são reféns das decisões tomadas de cima para baixo, ou seja, das direções estaduais.
“O PMDB é um partido que não tem dono. O partido está aqui em boa decisão para fazer o melhor pela cidade, tudo por amor a Ipatinga. Nosso partido não se vende, não se troca e nem se negocia, a não ser pelo bem da coletividade”, explicou.

‘DESGOVERNO’
Ao final de seu discurso, Sebastião Quintão enfatizou que o PMDB vai lutar par mudar o perfil da cidade. Ele disse que o município hoje está sem autoridade e desgovernado. “Queremos comparar o governo que está aí com o nosso tempo à frente da Prefeitura. Trabalhamos com amor e dignidade, acima de tudo respeitando a população, o que não estamos vendo agora”, lamentou.

CIDADE FELIZ
Jésus afirmou que a população de Ipatinga precisa ser feliz novamente. Ele destacou que a cidade tem enfrentado problemas na área da educação, social, trânsito e saúde. “Estamos sentindo as pessoas ultimamente tristes, os morros apagados, as casas feias e entijoladas. Precisamos de beleza e carinho com todas as pessoas que moram aqui. Sebastião foi o prefeito mais carinhoso que passou por essa cidade”, opinou.
Sobre o nome de Quintão figurar como vice, Jésus disse que o companheiro de partido foi bondoso ao permitir que ele fosse o candidato. Outro ponto destacado pelo candidato é que, por viver no município há mais de 40 anos, ele tem uma extensa folha de serviços prestados.
“Queremos fazer com que a cidade seja realmente mais feliz. Precisamos buscar respeito à gestão pública, para impedir grandes prejuízos a cidade. Para isso é necessário ter todas as associações e os segmentos da sociedade ipatinguense unidos conosco para buscar efetivamente aquilo que pode significar alegria para essa cidade”, afirmou.

Silveira leva PSD para chapa de Lacerda e partido em Minas deve sofrer intervenção
BH
– O secretário-geral do Partido Social-Democrata (PSD) em Minas Gerais e em Belo Horizonte, o deputado federal Alexandre Silveira, e outros membros da executiva estadual do partido anunciaram na manhã desta quinta-feira (5) que o partido fará parte da coligação que apoia a reeleição, em Belo Horizonte, do prefeito Márcio Lacerda (PSB). A decisão contraria a decisão tomada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que empenhou à presidente Dilma o apoio do partido à chapa formada pelo PT/PMDB na capital mineira.
“Não admitimos ingerência de outros Estados em Minas Gerais”, afirmou o deputado licenciado e atual secretário de Gestão Metropolitana no governo estadual de Antonio Anastasia (PSDB). Com a decisão, o PSD não se aliou ao PT e ao PMDB, mas sim ao PSB.

INTERVENÇÃO
A direção nacional do PSD, partido presidido pelo prefeito Gilberto Kassab, decretou nesta quinta-feira (5) a intervenção na comissão provisória que comanda o partido em Belo Horizonte (MG), informou o jornal Folha de S. Paulo na noite de ontem. A decisão foi tomada depois que a seção municipal do partido resolveu se insurgir contra a decisão, tomada em Brasília, de apoiar o petista Patrus Ananias na sucessão local.
O PSD de Belo Horizonte protocolou uma ata na Justiça Eleitoral garantindo apoio à reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB), apoiado por um conjunto de partidos sob o comando do senador Aécio Neves (PSDB). A intervenção foi decidida por Kassab, que orientou o advogado do PSD, Admar Gonzaga, a protocolar o pedido. Nesta sexta-feira, deve haver um ato de apoio formal do partido ao petista Patrus Ananias. (As informações são da Folha de S. Paulo)


O secretário-geral do PSD em Minas Gerais e em Belo Horizonte, Alexandre Silveira, protocola coligação do
partido com o PSB de Márcio Lacerda

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com