Cidades

Plano de Retorno às Aulas recebeu subsídios bem sucedidos, diz PMI

Secretaria de Educação admite que documento sobre retorno às aulas presenciais lança mão de “experiências bem-sucedidas já existentes”

IPATINGA – A Secretaria de Educação de Ipatinga emitiu nota na noite desta quarta-feira (28) defendendo-se das acusações de plágio no Plano de Retorno às Aulas, feitas pelo SindUTE. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, o plano adotado na rede municipal de Ipatinga é uma cópia do plano adotado pelo governo do Espírito Santo para a rede estadual daquele estado. Na nota, a Secretaria Municipal de Educação admite que utilizou “subsídios” para elaboração do Plano de Retorno em Ipatinga. “Não há porque desmentir ou falsear o fato de que subsídios importantes para implantação do Plano Municipal foram recolhidos a partir de experiências bem-sucedidas já existentes”, diz a nota.

O documento da PMI esclarece ainda “que o Plano Municipal de Retorno às Aulas a ser implementado na rede do município e visando benefícios a toda a comunidade escolar foi construído com participação e anuência de um competente grupo de profissionais da área, usando como base modelos adotados com pleno êxito em diversas cidades do Brasil”.

BONS EXEMPLOS

Em nota, o secretário de Educação Sérgio Mendes disse que considera natural que bons exemplos sejam, de fato, tomados como referência, especialmente quando está em questão a qualidade do ensino, mola-mestra e pedra angular da desejável formação cidadã. “O objetivo central não é outro senão acrescentar valores e contribuir para o bem-estar da sociedade como um todo. Vale repetir: assim sendo, não há porque desmentir ou falsear o fato de que subsídios importantes para implantação do Plano Municipal foram recolhidos a partir de experiências bem-sucedidas já existentes. Estamos vivendo um momento de urgência e emergência, e o poder público não tem mais como postergar esta situação, ou adiar decisões que são necessárias e cobradas pelo conjunto da sociedade para vencer a inércia que tanto mal fez à cidade nos últimos meses. A responsabilidade do  poder público é a de acelerar e, efetivamente, adotar soluções que promovam resultados em favor da coletividade”, diz o secretário na nota.

PREPARAÇÃO

Ainda segundo o comunicado, “o ano escolar em Ipatinga começará no dia 03 de fevereiro, e até o dia 21 ocorre a preparação das escolas e profissionais para receber os alunos. No dia 22 será aberto o ano letivo, obedecendo os 200 dias letivos estabelecidos pelo Ministério da Educação que devem findar dentro do ano de 2021, assim, a previsão de encerramento em 21 de dezembro”.

“A retomada das aulas – prossegue – é uma decisão que compete ao Governo, no entanto, o diálogo e respeito aos profissionais da Educação são prioridade, por isto todo processo de retomada está sendo construído em conjunto. Várias reuniões têm acontecido com a categoria, o calendário foi disponibilizado para apreciação dos diretores que podem trazer sugestões. Também o SindUTE tem sido recebido prontamente, momento em que promovemos o diálogo e entendimento com os representantes, inclusive no último encontro ficou agendado para esta quinta-feira (28-01) a próxima reunião.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com