Nacionais

Pinato é escolhido relator de processo contra Cunha

BRASÍLIA – O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), anunciou ontem o nome do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) como relator da representação do Psol e da Rede Sustentabilidade contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A reunião para a apresentação do parecer preliminar foi marcada para o dia 24.
Pinato afirmou que Cunha terá direito à ampla defesa e “será julgado como deputado comum e não como presidente da Câmara”. O relator acrescentou que pretende conduzir a investigação baseado em “argumentos técnicos” e com “independência, justiça e transparência”. Pinato é advogado e também o 2° vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara.
O processo foi formalmente instalado na terça-feira (3), com base em denúncias da Operação Lava-Jato da Polícia Federal e em supostas contas secretas na Suíça em nome de Cunha, que alega inocência.
A escolha do relator cabe exclusivamente ao presidente do Conselho de Ética, a partir de uma lista tríplice sorteada entre os integrantes do colegiado. Nessa lista tríplice, além de Pinato, estavam os deputados Vinicius Gurgel (PR-AP) e Zé Geraldo (PT-PA).
Inicialmente, José Carlos Araújo pretendia anunciar o relator nesta quarta-feira, após conversar com cada um dos três parlamentares, mas decidiu adiar o anúncio para esta quinta-feira.
Também nesta quinta, Araújo indicou o deputado Washington Reis (PMDB-RJ) como relator da representação do PC do B contra o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) por suposta agressão verbal à líder do partido, deputada Jandira Feghali (RJ).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com