Cultura

‘Pigmalião Escultura que Mexe’ em Ipatinga

Acervo Luiz Estrela

IPATINGA – Pela primeira vez em turnê pelo estado o grupo “Pigmalião Escultura que Mexe” fará apresentações em Ipatinga entre os dias 16 e 18 deste mês. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, o governo de Minas e a Petrobras, patrocinadora do projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura. O grupo passará ainda por Belo Horizonte, Divinópolis, Montes Claros e Juiz de Fora.

OFICINA

Em Ipatinga a primeira atividade será no dia 16 de dezembro, das 9h às 18h com a realização da oficina “A relação entre o ator e o boneco”, onde o grupo compartilhará suas técnicas de manipulação direta, estimulando o aluno a investigar, as relações possíveis entre o ator-manipulador e o boneco manipulado. A oficina é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site www.pigmaliao.com.

A FILOSOFIA NA ALCOVA
Na terça feira (17/12), às 11 horas, a Praça 1º de Maio, no Centro de Ipatinga, está prevista a encenação das irmãs gêmeas “Bira e Bedé”. No mesmo dia, às 19h, no Teatro Zélia Olguin, será a vez da cena curta “Verbo”, que trata da criação do homem, abordando a sua fragilidade e sua condição no mundo em uma montagem intimista livremente inspirada no livro do Gênesis. Na sequência, às 20h, o público poderá conferir ainda o espetáculo A Filosofia na Alcova, adaptação da obra do francês Marquês de Sade.

O QUADRO DE TODOS JUNTOS
No dia 18/12, às 17h, “Seu Geraldo Voz e Violão” tomará a Praça do Centro com seu show ao lado da namorada Dona Catarina e Ana, sua irmã. Ao lado do violeiro, os três personagens (marionetes de fios) relembram músicas antigas e surpreendem pela escolha do repertório e pelo teor inesperado até de suas conversas.
Encerrando a mostra, ainda no dia 18, o Teatro Zélia Olguin receberá, às 20h, o espetáculo “O Quadro de Todos Juntos”, um retrato de uma família aparentemente perfeita, mas que vai revelando aos poucos as loucuras escondidas sob camadas de falsas virtudes sociais. Atores com máscaras e bonecos em tamanho natural conduzem os espectadores a uma viagem pelo próprio inconsciente.

O GRUPO
Criado em 2007, o “Pigmalião Escultura Que Mexe” é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com