Nacionais

Petrobras eleva preço de gasolina

Após dois cortes sucessivos, a Petrobras decidiu elevar nesta segunda-feira (5) os preços da gasolina e do diesel.
O preço da gasolina na refinaria vai subir 8,1%, informou a estatal. Já o do diesel será elevado em 9,5%.
A Petrobras calcula que, se o repasse às bombas for integral, o diesel pode subir 5,5%, ou cerca de R$ 0,17 por litro, e a gasolina pode subir 3,4%, ou R$ 0,12 por litro.
A empresa frisou, porém, que os preços dos combustíveis são livres e dependem da política comercial de distribuidoras e postos.
O reajuste desta segunda foi feito antes mesmo que o repasse dos cortes promovidos nos dois últimos meses chegasse integralmente às bombas.
No dia 14 de outubro, a gasolina caiu 2,7% e o diesel, 3,2%. Em 8 de novembro, os preços foram reduzidos em 3,1% e 10,4%, respectivamente.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), porém, desde o primeiro corte, a gasolina nas bombas caiu apenas 0,03%. O repasse acumulado ao preço do diesel foi de 0,9%.
Os dados da ANP indicam que o segmento de distribuição de combustíveis foi quem mais segurou os preços no período.
A Petrobras informou que os reajustes refletem a alta do petróleo e a desvalorização do real.

"Por outro lado, a participação da Petrobras no mercado interno de diesel registrou pequenos sinais de recuperação", disse a empresa, em nota.
A nova política de preços da estatal prevê reuniões mensais de um grupo de executivos para avaliar os preços com base nas cotações internacionais, no câmbio e nas vendas da empresa no mercado interno. O grupo se reuniu na tarde desta segunda.

Na semana passada, analistas ouvidos pela Folha já previam a possibilidade de aumento em dezembro.
"A Petrobras reafirma sua política de revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias, o que lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis cuja volatilidade vem aumentando recentemente", concluiu a companhia.  (Folha de São Paulo)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com