Cidades

Pesquisa faz diagnóstico do turismo

Entre os atrativos da região, os entrevistados citaram o Parque Ipanema   (Crédito: José Barbosa)

 

IPATINGA – A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais divulgou neste mês o resultado da pesquisa sobre o perfil da demanda turística. Entre os circuitos analisados está o Mata Atlântica de Minas. A pesquisa foi realizada no ano passado. O município de Ipatinga foi escolhido por ser um dos destinos indutores do turismo em Minas Gerais. Foi aplicada a 303 entrevistadas, sendo 54% de turistas, que permanecem na região por mais de 24h, e 46% de excursionistas, que visitam a região por menos de um dia.
A pesquisa apontou que 32,6% dos entrevistados viajam por motivos de “negócio”, em segundo lugar, com 31,6%, a opção apontada foi “lazer e passeio”, sendo os demais motivos a visitas a parentes e amigos, saúde, estudos e compras. Quando questionados sobre o principal fator para retornar à região, a opção “lazer e passeio” ultrapassou “negócio”.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Henrique Alves, os dados levantados são relevantes para o crescimento adequado do turismo regional. “Mais de 78% dos entrevistados disseram que Ipatinga e o entorno atendem todas as suas expectativas. A partir deste levantamento, poderemos traçar um projeto para melhorar ainda mais o setor turístico de Ipatinga. A pesquisa é muito válida para todo o Vale do Aço”, ponderou.
Ao serem perguntados sobre quais atividades pretendem fazer no Circuito Mata Atlântica de Minas durante a estadia na região, desconsiderando o motivo real da viagem, a principal resposta foi a realização de turismo que envolve lazer e passeio. A avaliação da região antes e após a visita superou as expectativas dos visitantes.
Em relação à origem dos visitantes, a pesquisa apontou que 82,5% são do próprio Estado de Minas Gerais, 9,6% de São Paulo, 2% da Bahia, 1,7% do Rio de Janeiro, 1,3% do Espírito Santo e 1% de outros países. “Outro dado importante é a permanência do turista na região do Circuito Mata Atlântica, que apontou como média 6,1 dias, enquanto a média do Estado é de 5,4. Os principais atrativos ou produtos turísticos que representam o Circuito, na visão dos entrevistados, são o Parque Ipanema, futebol, artes e eventos, Lagoa Silvana e Shopping do Vale do Aço, além do Parque Estadual do Rio Doce e Serra dos Cocais”, disse o secretário.

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