Cidades

Pela unidade, Fred Ferramenta retira candidatura a deputado

O coordenador da campanha de Fernando Pimentel, Paulo Moura, oficializou o convite para Fred assumir a coordenação regional

IPATINGA –
O candidato a deputado estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Fred Ferramenta, anunciou na noite desta quarta-feira (09) que deixou a disputa a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. O filho da prefeita Cecília justificou a decisão defendendo a unidade partidária. O anúncio foi feito na sede do PT de Ipatinga, no Centro da cidade.

O então candidato esteve no meio de uma mesa formada por correligionários como os vereadores Lene Teixeira, Agnaldo Bicalho e Sebastião Guedes, além da prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes e o ex-prefeito da cidade, Chico Simões. Também estiveram presentes o deputado federal Gabriel Guimarães e Paulo Moura, da coordenação da campanha do candidato a governador Fernando Pimentel.

Segundo Fred Ferramenta, a desistência se deu em nome da unidade partidária. “Não podemos lutar somente para ter um mandato e sim uma unidade. Não podemos permitir vaidades no partido. Acredito que vamos sair do Vale do Aço fortes para termos um candidato a deputado federal forte”, afirmou.

Na ocasião, Paulo Moura fez um convite público para que Fred Ferramenta assuma a coordenação regional da campanha de governador. Além de aceitar o pedido, o filho de Cecília e do ex-prefeito Chico Ferramenta afirmou que irá apoiar os candidatos a deputado estadual da região. “Vou trabalhar em cada candidatura dessas como se fosse a minha com o objetivo de formar uma bancada e uma coligação fortes”, disse.

Atualmente, o PT em Ipatinga possui dois nomes na disputa: Lene Teixeira e Agnaldo Bicalho. O deputado federal Gabriel Guimarães afirmou que o ideal seria uma candidatura única ao cargo, mas disse que se houver diálogo é possível manter os dois nomes na disputa.

Lene Teixeira vê em gesto de Fred um marco no PT municipal
Para a vereadora e candidata do PT à Assembleia Legislativa, Lene Teixeira, o gesto de Fred Ferramenta pode ser considerado um divisor de águas na história do partido em Ipatinga. “Externei à prefeita Cecília Ferramenta que este foi o gesto mais concreto de busca, de fazer diferente, para reconstruir a relação dentro do PT municipal. Vejo esta iniciativa do Fred com muita alegria porque a minha história de luta e dedicação ao PT foi sempre em prol da construção do partido. Esse gesto da família Ferramenta foi o mais concreto, neste sentido, visto nos últimos tempos, em busca da unidade partidária”, ressaltou.

Lene Teixeira lembrou que, até então, o PT municipal iria concorrer com dois ou três candidatos. “Iríamos para essa disputa eleitoral com menos chances de eleger qualquer um. Isso muda o quadro e vejo que precisamos agora assumir, daqui para frente, também, a responsabilidade de continuar entendimentos na base do diálogo, construindo esse projeto de cidade que temos ao longo dos anos”, disse.
“Considero esse gesto do Fred Ferramenta um marco na história do partido, um divisor de águas. Sempre houve muita disputa interna, e os prejuízos não foram só para o PT, como também para toda a cidade”, concluiu.

Agnaldo Bicalho fala em momento histórico do PT
O vereador Agnaldo Bicalho (PT), que esta semana também teve confirmada sua candidatura para a Assembleia Legislativa, após acordo interno no Diretório Estadual, avaliou que o partido viveu ontem um momento histórico em Ipatinga.

“Foi um dia especial, a prefeita Cecília Ferramenta chamou-nos para discutir junto com o Fred a construção de um projeto do PT para a eleição de agora, de curto prazo, para a reeleição dela, a médio prazo, e para o futuro do PT, para além seu mandato, de modo que possamos garantir a continuidade do PT em Ipatinga e também no Vale do Aço”.

Agnaldo Bicalho disse que pretende conversar com a também candidata Lene Teixeira sobre essa nova realidade. “Quanto à minha candidatura a deputado estadual, ela foi acordada e aprovada no PT estadual esta semana, pois havia um entrave burocrático, por uma questão de vaga. Um acordo político dentro do PT, com a intervenção de outros deputados federais, permitiu que o nosso nome fosse incluído e já está indo para a lista de substituições no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Mas temos agora esse gesto do Fred Ferramenta. Vou conversar com a Lene Teixeira e se for possível construir a unidade para que Ipatinga tenha um único candidato do PT”, assegurou. (Reuber Sales)

Cecília diz que é hora de pensar a cidade do futuro
A prefeita Cecília Ferramenta (PT) disse que a decisão tomada por seu filho Fred Ferramenta no sentido de retirar a candidatura a deputado estadual resultou de muitas reflexões em família, que tomou a iniciativa de fazer um gesto claro a favor da unidade partidária. “Temos uma história construída na nossa cidade, nos 16 anos em que o PT administrou Ipatinga.

Tivemos nossos erros, nossos acertos, e agora, nessa retomada do comando da Prefeitura, precisamos ter muita responsabilidade ao administrar a cidade. Temos que pensar essa cidade para o futuro, tendo em vista tudo que ela perdeu nos últimos oito anos. Então, a nossa decisão foi nesse sentido, nesse sentido de maturidade, de pensar que nós precisamos abraçar a todos para unificar o nosso partido. É com esse objetivo, portanto, que a candidatura do Fred está sendo retirada, visando a unidade partidária para continuarmos o projeto do PT para Ipatinga”, afirmou.

Coordenador aponta exemplo de desprendimento e dignidade
Paulo Moura, coordenador de campanha do candidato a governador petista em Minas, disse que a retirada da candidatura de Fred Ferramenta em prol da unidade partidária em Ipatinga é um grande exemplo de dignidade e desprendimento.

“É uma coisa que a gente raramente vê em política, esse desprendimento pessoal. E ocorre em um momento muito bom para o PT, pois o que a gente vê no país afora é a população desconfiando dos políticos. O gesto do Fred mostra a todos que tem gente de bem na política, que tem gente trabalhando para o bem comum, que abre às vezes mão de seu interesse pessoal em função de um interesse maior”, disse.

“Como o Fred desistiu de sua candidatura, vim especialmente para Ipatinga na tarde de hoje para fazer o convite a ele, a pedido do nosso candidato Fernando Pimentel, para que assuma a coordenação regional da campanha. Isso ocorreu exatamente por este aspecto de desprendimento, uma postura que nós estamos precisando muito em Minas Gerais. Nosso estado está muito abandonado, muito maltratado, e precisamos de gente assim como o Fred”, afirmou.

Paulo Moura acredita, inclusive, que a retomada da unidade partidária em Ipatinga fortalece a campanha de Fernando Pimentel. “O Fred manifestou um gesto de dignidade pessoal, de desprendimento, de demonstração pública de pessoas que estão na política para o bem comum, não para o interesse pessoal. É esse desprendimento que nós queremos trazer para a campanha ao governo do Estado, queremos resgatar o lugar da política para o bem comum em Minas Gerais”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com