Policia

PC ganha novos peritos e médicos legistas

DA REDAÇÃO – A Polícia Civil de Minas Gerais passará a contar com 95 novos peritos criminais e 34 médicos legistas. Segundo o superintendente de Polícia Técnico Científica (SPTC), André Roquette, a nomeação dos 129 profissionais tem impacto imediato no estado. “Eles vão ajudar a revitalizar o atendimento da polícia, principalmente no interior do Estado. Vamos contemplar um grande número de cidades, observando a diretriz da Chefia da Polícia Civil, que recomenda a desconcentração da gestão com autonomia dos departamentos de polícia”, afirma.

INVESTIGAÇÃO

O superintendente explica que a Polícia Técnico Científica é fundamental no processo de investigação criminal, tendo, para tanto, a responsabilidade de encontrar provas objetivas que vão compor os autos do inquérito policial e auxiliar no desvendamento de crimes. “Esses profissionais, peritos e médicos legistas são as pessoas que trabalham com a prova para se chegar à autoria do crime. Por isso são tão importantes”, esclarece.

PREPARAÇÃO
Para assumir os cargos, os profissionais passaram por curso de formação na Academia de Polícia da Polícia Civil (Acadepol). Durante as aulas, foram abordados conteúdos das áreas específicas. No caso dos peritos criminais, o conteúdo abrangeu, por exemplo, matérias de perícia de trânsito e de informática, crimes contra a vida e o patrimônio. Para os médicos legistas, as aulas foram de Atividade Prática de Medicina Legal, Defesa Pessoal, Manejo e Emprego de Arma de Fogo, Legislação Policial, Noções de Direito, Direitos Humanos, entre outras disciplinas.
Além de ampliar o quadro de funcionários, os novos profissionais vão assegurar maior rapidez na produção de provas objetivas para o inquérito policial, contribuindo para a eficácia e qualidade das investigações policiais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com