Policia

PC apura esquema de compra de veículos com documentos falsos

Responsável pelo caso, Gilmaro Alves pediu ajuda da população para desmantelar esquema (Crédito: Arquivo DP)

TIMÓTEO –
A Polícia Civil de Timóteo investiga um esquema de compra de carros feito por uma quadrilha que utiliza documentação falsa nas transações. Segundo as primeiras apurações, os estelionatários estariam usando documentos roubados ou perdidos de pessoas comuns e, de posse das informações, alteravam as fotografias e efetivavam a compra de veículos novos.

Segundo as investigações, estes veículos geralmente eram segurados e os falsários pagavam apenas uma entrada, deixando de quitar as parcelas seguintes. Quando a empresa responsável pela venda do carro procedia à execução das prestações restantes e acionava o suposto comprador na Justiça, tomava conhecimento da fraude, já que o devedor, o proprietário dos documentos, na verdade não havia comprado o veículo.
Até esta quinta-feira (22), um veículo, que teria sido adquirido por meio deste esquema, havia sido identificado. Contudo, nenhum suspeito ainda foi preso. O automóvel foi comprado em fevereiro deste ano por mais de R$ 140 mil e estaria sendo conduzido por um empresário de Timóteo.

A polícia investiga se o condutor do veículo tem participação no suposto esquema. O documento da caminhonete estava em nome de um morador de Belo Horizonte que, ao ser procurado pela polícia, informou desconhecer a existência do veículo. O automóvel foi apreendido.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Gilmaro Alves, as notas fiscais desses automóveis eram emitidas nos nomes das vítimas, que, sem saber, passavam a ser responsáveis pelos carros. “Eles (bandidos) pegam os documentos das vítimas e financiam esses carros. Tiravam cópias das identificações e levavam para serem reconhecidas no Cartório. A quadrilha pagava as primeiras parcelas até conseguir vender o veículo para alguém. Essa terceira pessoa que compra o automóvel pode até mesmo ter agido de boa fé”, disse.

Além do empresário que conduzia o carro, funcionários e o dono do Cartório onde o documento de identidade apreendido foi autenticado foram ouvidos pela Polícia Civil de Timóteo. “O que a polícia questiona é o fato dos donos de concessionárias venderem veículos para alguém apenas com a cópia dos documentos e uma autenticação no Cartório. É pouca garantia. É preciso ter mais cautela”, analisou Gilmaro.
Ainda segundo a Polícia Civil, quando os veículos não eram vendidos, os estelionatários desmanchavam os carros para venderem as peças automotivas.

A Polícia Civil acredita que a quadrilha vem agindo no Vale do Aço há cerca de um ano. Outras vítimas que tiveram os nomes envolvidos na fraude já procuraram a delegacia para denunciar. Ainda assim, o delegado pede ajuda da população para prender os envolvidos. “Este é um tipo de investigação em que a participação popular conta bastante. Por isso, pedimos o empenho de todos que sabem informações sobre a atuação desses estelionatários para não deixar de denunciar no 181 ou 190. Precisamos também daqueles que infelizmente foram vítimas. Este depoimento para policia é chave fundamental para ajudar esclarecer o caso”, finalizou Gilmaro Alves.


Identidade utilizada por falsários para compra de veículos; homem
da foto é procurado pela polícia (Crédito: Divulgação PC)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com