Cultura

Parques estaduais são opção para passar o Carnaval com a natureza

Cachoeira da Pedra Furada é um dos atrativos turísticos do Parque Estadual do Ibitipoca
(Crédito: Evandro Rodney/IEF)

BH – As unidades de conservação estaduais são uma alternativa para aqueles que querem apreciar o Carnaval de 2013 em contato com a natureza. A expectativa é de que o número de visitantes supere o do último ano e as equipes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que trabalham nessas locais já estão prontas para atender ao turista.

Um dos parques estaduais mais procurados pelos visitantes é o do Ibitipoca, localizado na Zona da Mata. A unidade recebeu quase 60 mil turistas em 2012 e a expectativa é de que, durante o Carnaval, 800 pessoas por dia visitem as cachoeiras, trilhas e picos que caracterizam o parque.

No Parque Estadual do Rio Doce, na região do Vale do Aço, os visitantes poderão participar de oficinas ambientais no Centro Visitantes durante todos os cinco dias do Carnaval. Os funcionários do parque também estarão a postos para acompanhar os turistas nas atividades tradicionais, como as trilhas interpretativas e passeios de barcos, palestras e preleções sobre o parque no auditório.

Na região do Alto Jequitinhonha, no Parque Estadual do Rio Preto, o gerente Antônio Augusto Tonhão de Almeida já está preparado para o feriado prolongado. “Receber e atender bem aos visitantes é nossa prioridade durante todo o ano”, afirma. A reserva é uma das grandes atrações da região de São Gonçalo do Rio Preto com seus mirantes, cachoeiras e praias de água cristalina.

Ainda na região do Alto Jequitinhonha, a equipe do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio irá intensificar o monitoramento, a fiscalização e a educação ambiental durante o feriado.
A unidade de conservação localizada em Milho Verde, distrito de Serro, é uma opção muito procurada na região pelo grande número de cachoeiras de grande beleza e pela facilidade de acesso. Em 2012, cerca de 5,5 mil pessoas visitaram a unidade de conservação.

O gerente da unidade, Alex Luiz Amaral Oliveira, observa que será feita uma pesquisa para identificar o perfil do visitante. “A comparação com os dados de 2012 nos permitirá conhecer melhor o turista que vem a Milho Verde e à unidade de conservação”, afirma. As informações serão coletadas na blitz educativa que acontecerá no dia 09 de fevereiro, durante todo o dia.

OPÇÕES
Minas Gerais possui 38 parques estaduais e 11 monumentos naturais que são as categorias de unidades de conservação que tradicionalmente podem receber turistas. Em 2012, cerca de 275 mil pessoas estiveram nas principais unidades que possuem infraestrutura para atender visitantes como área de camping, alojamentos e restaurante. Mais informações no endereço http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/areas-protegidas-estaduais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com