Cidades

Parque Ipanema é preparado para sediar encontro de 12 mil jovens

A área do Bosque das Mangueiras está sendo cercada e preparada para receber os jovens

IPATINGA – Em parceria com a Prefeitura de Ipatinga e a Associação de Moradores do Bairro Novo Cruzeiro (Ambanoc), a organização do VI Campori de Desbravadores da União Sudeste Brasileira – UseB realiza uma série de intervenções na área conhecida como Bosque das Mangueiras, na entrada do Parque Ipanema. O terreno de 67 mil metros quadrados está sendo preparado para abrigar cerca de 12 mil jovens, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que irão participar de um acampamento coletivo e eventos na cidade.

O encontro, organizado pelo Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, vai movimentar a cidade inteira na última semana do mês, entre os dias 27 e 31. Jovens na faixa etária entre 10 e 16 anos irão promover ações sociais e religiosas, visitas a entidades, atividades educativas, ambientais, culturais e de atenção à saúde. Além disso, será realizado o plantio de 1,2 mil mudas de árvores nativas nas margens do Ribeirão Ipanema, ao longo da estrada de ferro até a garagem da Maria-Fumaça, no complexo turístico Estação Pouso de Água Limpa.

Todos os serviços executados são de responsabilidade da organização do VI Campori, com a supervisão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). Na limpeza da área destinada ao acampamento foram recolhidas 100 toneladas de entulhos, restos de construção, galhadas e até armas brancas no Bosque das Mangueiras.

A logística necessária na montagem do acampamento, incluindo banheiros, rede de iluminação e cercamento da área de camping, e das unidades de atendimento público que funcionarão no Parque Ipanema durante o evento, utiliza materiais e equipamentos adquiridos diretamente no comércio de Ipatinga. A previsão é que o encontro também contribua para movimentar a rede hoteleira, restaurantes, transportes, shopping e lojas da cidade, com a presença de milhares de familiares dos participantes que irão acompanhar as atividades.

APOIO COMUNITÁRIO
A comunidade do Novo Cruzeiro já “abraçou” o evento. Pelo menos 17 moradores do bairro foram contratados e estão trabalhando no acampamento provisório, nos serviços de limpeza, construção e vigilância. É o caso do servente Leonardo Barbosa, de 25 anos, que comemora a chance do emprego temporário. “Estou levando dinheiro pra dentro de casa e quero aproveitar bem para arranjar novas oportunidades”, afirmou o morador, que tem um filho de dois anos.

As intervenções de limpeza promovidas no Bosque das Mangueiras, incluindo a poda de árvores, também agradaram os moradores. Os serviços executados seguem critérios de proteção ambiental adotados pela Prefeitura. “A área ficou mais clara e segura, com mais visibilidade para todos, evitando que seja utilizada por marginais”, argumentou a aposentada Margarida Neli, de 78 anos, que mora em frente ao bosque. “Estamos felizes de saber que esse terreno será usado para uma causa nobre e que vai ajudar centenas de famílias da nossa cidade”, acrescentou.

Para o presidente da Ambanoc, Eziel de Assis, a realização do acampamento no bosque localizado na entrada do Novo Cruzeiro vai deixar legados importantes para a valorização do bairro. “Os moradores, e as pessoas em geral, estão começando a entender que esse não é um lugar para se jogar lixo. Ao contrário, é uma área pública, de convivência social e integração ambiental, que esses jovens vão poder usufruir durante o acampamento, sem causar danos para a cidade. Será um ensinamento para todos”, concluiu.


Eziel de Assis, da Ambanoc: ensinamentos para todos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com