Cidades

Parque da Ciência sedia a XII Semana da Matemática

Com o tema ‘Malbatmática’, programação deste ano trabalha a biografia do célebre matemático Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan

IPATINGA – Com o objetivo de aumentar ainda mais os conhecimentos aplicados em sala de aula, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu nesta segunda-feira (10), no Parque da Ciência, localizado no Parque Ipanema, a XII Semana da Matemática. A programação se estende até a próxima sexta-feira (14).

Cerca de 750 alunos matriculados em classes do 6º ao 9º ano de Ensino Fundamental II, da rede municipal, devem se envolver no evento, que este ano aborda a história do escritor e matemático Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, famoso por popularizar o estudo na área.

Os estudantes vão participar de exposições, assistir vídeos temáticos, passam por oficinas e participam de apresentações da biografia do matemático homenageado nesta edição.

A gerente da Seção de Ensino Fundamental, Eryka Verônica Oliveira de Aredes Teixeira, explica que todas as atividades que estão sendo desenvolvidas com os alunos durante Semana da Matemática foram pensadas pelo professor homenageado, Malba Tahan.

“É importante explicar essa interdisciplinaridade entre a biografia e os jogos que estão sendo vivenciados pelas crianças. Porque além dos estudantes desenvolverem o prazer pela matemática, por meio dessas atividades lúdicas, aprimorarem o raciocínio lógico, eles também estão vivenciando os jogos e as atividades que foram desenvolvidas pelo matemático Malba Tahan”, explicou a gerente.

Eryka ressalta que durante todo esse ano a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem promovido semanas temáticas para os alunos da rede, buscando o aprimoramento do aprendizado.

“Ampliamos o atendimento no Parque da Ciência, estão sendo disponibilizados ônibus para transportar os alunos até o local, proporcionando uma maior participação dos alunos e professores, com o intuito de gerar cada vez mais conhecimento”.

MATEMÁTICO

O escritor Malba Tahan, heterônimo de Júlio César de Mello e Souza, nasceu em 6 de maio de 1895, na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia, mas nunca exerceu essa profissão. Sua grande paixão era lecionar matemática no Colégio Pedro II, onde criou uma nova metodologia para tornar a matéria mais interessante e de fácil assimilação pelos alunos.

Entretanto, não foram essas atividades e nem mesmo o seu real nome que notabilizou Julio César de Mello e Souza. Apesar de não ser árabe e de nunca ter ido ao Oriente Médio, dedicou-se a estudar a língua, filosofia e cultura dessa sociedade. Assim surgiu seu mais famoso pseudônimo: Ali Iezid Izz-Eduim Ibn Salim Hank Malba Tahan, ou simplesmente Malba Tahan.

Ele criou o personagem Malba Tahan por acreditar que um escritor brasileiro não chamaria atenção escrevendo contos árabes. Para dar mais verossimilhança à história, criou também um tradutor para os livros, o professor Breno Alencar Bianco.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com