Cultura

Parque da Ciência recebe a VII Semana da Química

Neste ano, o tema trabalhado com os alunos é a comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica

IPATINGA – O Parque da Ciência, localizado Parque Ipanema, se prepara para receber, a partir da próxima terça-feira, cerca de 600 alunos da rede municipal de ensino. É a realização da VII Semana da Química, que acontece nos dias 17 a 20 de setembro. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e envolve 16 turmas do 7º ao 9º do Ensino Fundamental. Estão previstas oficinas e atividades educativas voltadas para a divulgação e conhecimento da Química.

O tema escolhido para os trabalhos deste ano é a Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Para celebrar o 150º aniversário deste momento marcante da ciência, a ONU proclamou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica.

Em 1869, o russo Dmitri Mendeleiev criou o Sistema Periódico dos Elementos Químicos. O ano comemorativo foi a forma encontrada para celebrar a criação do instrumento que nos permite prever as propriedades dos elementos na Terra ou em qualquer parte do universo.

A Secretaria de Educação ressalta que um dos objetivos da realização da Semana da Química é “mostrar, na prática, de forma lúdica, tudo aquilo que os estudantes estão aprendendo em sala de aula, além de despertar a curiosidade e o interesse por esta disciplina, tão vasta em experimentos e reações, e que faz parte do cotidiano de todos”.

PROGRAMAÇÃO

A 7ª Semana da Química contará com show abordando o tema do evento, jogo da Tabela Maluca, Oficina Sensorial e Sangue Mágico. 

Professores vão mostrar por meio de exposição prática algumas reações químicas com materiais que são conhecidos do cotidiano de cada um. Logo após, os alunos participam de uma breve competição em que são desafiados a conhecer um pouco dos elementos químicos e associá-los aos objetos exemplificados no “Jogo da Química”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com