Cultura

Parque da Ciência realiza a II Semana da Química

Em 2011, na Semana da Química, mais de mil alunos visitaram o local

 

IPATINGA – A II Semana da Química do Parque da Ciência, realizada pela Prefeitura de Ipatinga, começa na próxima terça-feira (20). O evento, uma realização da Secretaria Municipal de Educação, está incorporado ao calendário anual do Parque da Ciência. O objetivo é fomentar, divulgar e popularizar a Ciência, através de atividades lúdicas e interativas. O evento encerra-se no dia 23 de março e tem como tema “Do Fogo ao Átomo”. Centenas de alunos da rede municipal devem visitar o local.
A coordenadora pedagógica do Parque da Ciência, Delma Oliveira, explica o motivo da exposição. “A intenção é mostrar, fazer e levar a compreender tantas coisas que nos cercam e que podem ser preparadas com materiais encontrados no ambiente doméstico e com menos formalismo cientifico”, disse.

ATIVIDADES
Entre as atividades estão previstas a Linha do Tempo – Do fogo ao Átomo, Show de Ciência – Os Alquimistas do Parque da Ciência e Jogo da Tabela Periódica. Haverá ainda oficina sobre “E do Leite se fez Cola…”; A Química Também tem Beleza; Praticando Química: Entre Ácidos e Bases; e Separação de Misturas. Os horários de visitação são: 8h às 10h30 e 14h às 16h30.
A mentalidade especulativa dos gregos e os conhecimentos práticos dos egípcios puderam convergir criando para a Química sua primeira grande oportunidade. Toda essa prática, porém, era considerada como receita mágica. “A Química hoje exige o entrosamento entre a teoria e a prática. Essas fronteiras não são inteiramente nítidas. O esforço de decifração destas fronteiras tem sabor de aventura e é certo que se trata de desvendar algo que não é legado humano”, destaca Delma Oliveira.
As contribuições de cada uma das antigas culturas puderam ser somadas e confrontadas entre si, passando a constituir patrimônio comum. Partículas se movimentam alucinadamente, moléculas interagindo umas com as outras, tudo isso para oferecer o espetáculo que observamos a cada segundo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com