Cultura

Paróquia São José de Acesita protocola projeto de reforma

TIMÓTEO – O padre Pascifal José do Nascimento, pároco da Paróquia São José de Acesita, representando a comunidade católica de Acesita, protocolou na Prefeitura o projeto de ampliação e reforma da Igreja de São José de Acesita. A ação aconteceu na Praça Cidadã. Participaram do procedimento o prefeito Keisson Drumond, o vice-prefeito Renato Araújo, os arquitetos responsáveis pelo projeto e fiéis da paróquia.

De acordo com o prefeito Keisson Drumond a reforma da igreja deverá trazer benefícios para os frequentadores do templo e ainda aos moradores de Timóteo. “Parabenizo a paróquia, o padre Pascifal e os arquitetos que criaram esse projeto pioneiro, em função de melhorar o espaço para os fiéis sem deixar de lado a preservação da história de Timóteo. Vamos atuar em parceria para que a execução seja realizada de forma correta”, disse.

PARTICIPAÇÃO E FÉ
Para o padre Pascifal José do Nascimento o projeto é de grande importância para a comunidade de Timóteo. “Não há como calcular essa importância para a comunidade católica. Concebemos esse projeto com a participação de vários atores sociais da cidade para que atendesse às demandas de todos e que pudéssemos ainda melhorar o prédio físico para atender às pessoas que buscam Deus na Igreja”.

As obras deverão ficar em cerca de R$ 4 milhões e agora será realizado um plano de arrecadação dos recursos para a execução. Os trabalhos têm previsão de três anos de duração. “As obras trarão mais segurança, conforto para rezar e cultura para os moradores de Timóteo, com a preservação da história contida na Igreja de São José, que é mais antiga que a própria cidade”, comenta o padre.

Projeto é inspirado em conceito do Pe. Abdala
O projeto é assinado pela Grauº Arquitetura e Urbanismo Design Construção e é inspirado em um conceito trazido pelo antigo pároco, padre Abdala: o da árvore de raiz invertida. Nele, as raízes representam a origem do ser e a copa a evolução do indivíduo, metáfora que pode ser transposta para a solução adotada para o projeto arquitetônico no qual a memória e a história estariam representadas pela igreja (Raiz) e a evolução representada pela ampliação para o subsolo (Copa).

De acordo com Cássio de Lucena, um dos arquitetos envolvidos no projeto, a descoberta da analogia foi relevante para eles. “Foi bastante marcante no desenvolvimento do projeto a descoberta da pré-existência de uma referência explícita ao conceito da árvore invertida no interior da Igreja São José. Em fase avançada de elaboração e já decididos pela utilização do subsolo como caminho para o projeto de ampliação, foi descoberto pela equipe de arquitetos que para a reserva eucarística foi utilizada pelo padre Abdala uma velha raiz apontada para o céu”, explana.
“O projeto é uma resposta calcada em condicionantes técnicos e em questões simbólicas, místicas e sinais que refletem o Mistério de Deus, do Cristo e da Igreja” acrescenta o arquiteto.

O projeto de ampliação e reforma da Igreja de São José de Acesita está exposto para visitação no hall da Praça Cidadã, na Prefeitura Municipal, à avenida Acesita, nº 3230, bairro São José. A mostra poderá ser vista das 12h às 18h. Depois da Prefeitura, a mostra ficará exposta na Paróquia São José de Acesita.


Pe Abdala Jorge: conceito da árvore com raiz invertida

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com