Cidades

Parceria na saúde entre Brasil e Colômbia avança

IPATINGA – O médico Luiz Carlos Guerrero confirmou para esta terça-feira (6), sua visita a Ipatinga para dar andamento ao convênio, em fase adiantada, com o Cartão de Todos, e garantir à Colômbia o modelo de saúde ambulatorial que já atende cerca de quase 1 milhão de pessoas no Brasil.

Depois de se reunir com Altair Vilar, responsável pela implantação do Cartão de Todos em várias partes do País como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o médico colombiano conversa com a imprensa na Câmara Municipal de Ipatinga, às 14h, e fala da expectativa em seu país sobre a parceria com o Brasil.

Pós-graduado em administração de saúde, com experiência em diversas especialidades médicas e atuação em órgãos particulares e privados, Luís Carlos Guerrero que, por problemas familiares teve que adiar para esta data sua visita a Ipatinga, antecipou que está ansioso em relação ao convênio. Para o especialista, trata-se de um grande projeto para a Colômbia que, a exemplo do Brasil, onde o modelo de saúde do Cartão de Todos mostra-se eficaz, convive com situações similares na área de saúde.

“O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro tem muitas similaridades ao que temos na Colômbia. Cobre 75% das classes menos favorecidas e o restante é coberto pelo sistema privado. O SUS é similar ao nosso chamado Plano Obrigatório de Saúde. E o serviço de atendimento médico é similar ao nosso de medicina propagada,” informou Luiz Carlos Guerrero.

Ele explicou, porém, que na Colômbia não faltam médicos, mas compreende como é difícil o acesso aos médicos especialistas. “É esta realidade que se pretende mudar com o Cartão de Todos”, disse.

 

Modelo brasileiro desperta atenção

A prevenção e o tratamento de possíveis problemas de saúde a baixo custo com preços fixos para consultas médicas, exames laboratoriais, odontologia, farmácias, faculdades, cursos técnicos, hotéis, pousadas e academias têm atraído atenção de outros países. Além da Colômbia, conforme Altair Vilar, autoridades na área médica da Angola já demonstraram interesse em importar o modelo de saúde propiciado pelo Cartão de Todos, criado há 12 anos em Ipatinga.

A outra vantagem na parceria é a ampliação do atendimento a todos os conveniados, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Isto implica que caso o brasileiro esteja fora de seu domicílio terá todas as garantias de um bom atendimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com