Cultura

Parangolé leva “Cordéis dos Cafundó” às cidades da região

Até julho de 2019, estão previstas oficinas e apresentações de esquete e espetáculo para a comunidade escolar e população do município. As atividades acontecem também nas cidades mineiras de Santa Maria de Itabira e Santana do Paraíso.

IPATINGA – No dia 29 de abril, segunda-feira, os municípios de Bugre e Córrego Novo recebem o espetáculo Cordéis dos Cafundó que reúne em cena teatro, música e poesia. O trabalho do Grupo Teatral Parangolé Arte Mobilização (Belo Horizonte – MG), que neste ano completa 20 anos de atuação na arte–educação, é o fio condutor do projeto, de mesmo nome, criado com o objetivo de difundir a literatura de cordel para o contexto escolar. O espetáculo com atuação, direção e dramaturgia de Cascão começa, em Córrego Novo, às 8h30, no Centro Comunitário Municipal, e em Bugre, a apresentação é às 16h, na Praça Antônio Marques. Classificação indicativa: livre. Duração: 60 minutos. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet e é uma parceria entre o Parangolé e a Cenibra. Neste semestre o projeto será levado aos municípios de Santa Maria de Itabira, Córrego Novo e Santana do Paraíso, com apoio da Univale.

OFICINAS

Além de promover a circulação do espetáculo Cordéis dos Cafundó, nas escolas públicas e praças por 4 municípios de Minas, cada cidade visitada recebe ainda oficinas pedagógicas de criação de cordel para os professores (fevereiro) e de teatro para os alunos (junho), ministradas pela assessora pedagógica Sirlene de Souza e Cascão, diretor do Parangolé e idealizador do projeto: “Desde fevereiro, a literatura de cordel começou a fazer parte do cotidiano dos alunos, nas aulas de português, história e geografia das escolas estaduais Agenor Guerra e Doutor Costa, das municipais, José Júlio Alves, Padre Stevan Viparelli e Trajano Procópio e da Fundação Francisco de Assis de Santa Maria de Itabira, integrando professores, assessores pedagógicos, diretores e secretarias de educação locais”, explica o artista.

ESQUETES

Os cordéis criados são roteirizados pelo Parangolé e transformados em pequena esquete encenada pelos alunos no evento de encerramento, em julho, que será aberto à população em uma praça de Bugre e de Córrego Novo. No mesmo dia haverá apresentação do espetáculo Cordéis dos Cafundó, em sua versão original. Os cordéis escritos pelos estudantes também serão reunidos na impressão de um folheto de cordel para cada cidade.

REENCONTRO

Para Cascão, idealizador do projeto e diretor do coletivo Parangolé, “apesar do cordel ter 150 anos de história enquanto literatura escrita e séculos de literatura oral, quando a gente se defronta com professores, alunos e mesmo grupos artísticos, fica evidente a sua atualidade e potência, pois estamos falando de um imaginário que as pessoas já trazem, às vezes sem saber. O que fazemos é proporcionar o reencontro delas com algo que é a identidade do povo brasileiro”, explica Cascão que há seis anos já realizou o projeto nos municípios de Belo Oriente, Cachoeira Escura, Peçanha, Naque, Governador Valadares, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte. O artista se apresenta acompanhado pelos músicos Débora Costa (percussão), Thiago Gazzineli (sanfona) e Augusto Cordeiro (violão/ baixo).

O espetáculo Cordéis dos Cafundó

O espetáculo tem como fio condutor o personagem vivido por Cascão, um caixeiro viajante que chega a uma cidade grande e vê confrontadas suas noções de mundo com a overdose urbana e tecnológica da metrópole. Para sobreviver, ele vende raízes, brinquedos e folhetos de cordel. O espetáculo combina literatura, teatro e música na declamação dos poemas de autoria de Cascão e de autores lendários do romanceiro brasileiro. A peça cênico-musical tem como foco o público pré-adolescente, adolescente e jovem visando melhorar o desempenho escolar e a sociabilidade através da arte.

Na versão escolar, que será apresentada para as escolas, aparece a linguagem do teatro de bonecos, como novidade, e também canções, como um rap composto por Cascão em parceria com o rapper Kdu dos Anjos, abordando os desafios do cotidiano escolar.

SERVIÇO

CÓRREGO NOVO

Apresentação Cordéis dos Cafundó

Data:  29 de abril, segunda feira – 8h30

Local: Centro Comunitário Municipal

(Av. Prefeito Carlito Caetano, 78 – Centro)

BUGRE

Apresentação Cordéis dos Cafundó

Data: 29 de Abril, segunda-feira – 16h

Local: Praça Antônio Marques

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com