Cidades

Paraíso realiza força tarefa na guerra ao Aedes aegypti

PARAÍSO – Com a grande preocupação com o mosquito transmissor da dengue, mutirões de limpeza estão se intensificando no município de Santana do Paraíso. Uma força tarefa foi montada pela prefeitura municipal para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A ação começou na segunda-feira, 25 e se estende até o final de fevereiro, período onde há maior incidência de chuvas, contribuindo para a proliferação das larvas. 

Na manhã desta quarta-feira, 27, o prefeito Antônio Afonso Duarte, Zizinho, acompanhou de perto os trabalhos dos agentes de saúde, equipes do Meio Ambiente e voluntários que limparam e plantaram mudas de plantas no entorno da nascente localizada no bairro Cidade Nova. O prefeito fez menção à campanha de combate ao mosquito, lembrando que se a população verificar e eliminar os criadouros uma vez por semana vai interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos insetos.  “Nossas ações devem ser contínuas e em conjunto, com o objetivo de não deixar o mosquito nascer. É uma luta de toda a cidade e todos precisam se envolver”, defende Zizinho.

Timóteo também declara Situação de Emergência

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo declarou Situação de Emergência no município devido ao alto índice de infestação do Aedes aegypti nos principais bairros da cidade. O prefeito Keisson Drumond assinou na tarde da última terça-feira (26), o decreto n° 4.753/16 que estabelece a cooperação técnica e financeira da União e do Estado nos serviços de atendimento à saúde da população. Keisson Drumond frisou que noventa por cento dos depósitos móveis onde foram encontrados focos do mosquito, estão dentro das casas. “ A população tem que entender que a Dengue se combate todos os dias”, acrescenta.

Durante a reunião com secretários de outras pastas e responsáveis pela Saúde de Timóteo foram propostas as ações para o Plano Emergencial de Combate ao Mosquito da Dengue, Chicungunya e Zica. Além de decretar Situação de Emergência na saúde pública, o prefeito assinou ainda a Portaria Assistencial, documento que viabiliza por meio de protocolo de enfermagem, a prescrição de medicamentos para tratamento dos sintomas da Dengue por profissional de enfermagem. Os casos suspeitos de Dengue no município atingiram a marca das 675 notificações até a data recente (27). A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Luana Almeida Silva, declarou que o número de casos notificados está aumentando muito rápido. “Até o final desta semana é possível que tenhamos mil casos notificados”, prevê Luana.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com