Cultura

Paraíso encerra homenagens à padroeira com shows e fogueira

Os shows foram as principais atrações da festa que ocorreu sábado e domingo

PARAÍSO – A Prefeitura Municipal realizou no último fim de semana a tradicional Festa de Santana. O evento que já faz parte do calendário de festas do Vale do Aço reuniu milhares de pessoas na praça de eventos no centro da cidade para shows e a queima da tradicional fogueira.

A homenagem a Santa Ana, padroeira de Santana do Paraíso, sempre foi realizada antes mesmo de sua emancipação política do município de Mesquita. A festa, primeiramente religiosa, com o passar dos anos acabou se tornando um evento de grande porte, concentrando diversos fiéis que vinham até o município homenagear a padroeira. Como o mês de julho é o mês das férias escolares, grande parte dos munícipes que hoje residem em outras localidades aproveitam o evento para visitar suas famílias, rever seus amigos e participar de toda a programação desta tradicional festa que se tornou parte do calendário do Vale do Aço.

BAILE
Este ano, foram 3 dias de festa com a presença de artistas de renome nacional e regional. Na sexta-feira, dia 29, aconteceu na Praça da Matriz o tradicional “Baile da Saudade” com a banda EMA Show, conhecida em todo o estado e considerada uma das melhores bandas baile da atualidade. Na Praça da Matriz foram colocadas mais de mil cadeiras, além de mesas, que deixaram o ambiente bem convidativo e cômodo a todas as famílias que prestigiaram o evento. O baile, que antes era exclusivo para convidados, em um local fechado, foi levado em 2013 para o centro da cidade e aberto à população através da atual administração.

Segundo a estudante Fernanda Soares, moradora de Ipatinga, “o baile foi maravilhoso”. “Nunca havia participado da festa e adorei. Toda a Administração está de parabéns pela organização e pela iniciativa. O melhor é que a população pode participar de graça. Achei interessante, uma vez que a população mais carente muitas vezes não tem como participar de um baile assim e, aqui, eles podem e se divertem”, disse.



O Baile da Saudade na Praça da Matriz promove o reencontro de paraisenses

ABERTURA
No sábado, dia 30 de julho, a festa teve início com o show pirotécnico e a tradicional queima da fogueira em homenagem à padroeira Santa Ana. O show principal da noite ficou por conta do cantor sertanejo Rick Sollo, cantando seus grandes sucessos como “Ela é demais”, “Muleca”, “Paixão de Peão”, entre outras. Logo após, encerrando a noite, o show foi do paraisense Rangel Santana, ex-integrante da banda Camisa Suada.

A gerente da Seção de Cultura da Prefeitura, Ângela Maria de Lima, disse que “todo o evento foi pensado para que a população pudesse aproveitar ao máximo os shows dos cantores e o espaço público. Em algumas ruas houve a mudança do trânsito, além da instalação de diversos banheiros químicos. Foram disponibilizados, também, diversos brigadistas, atendendo todas as normas do Corpo de Bombeiros. Esperamos que todos tenham se divertido nesta festa tão tradicional em nossa região e que tem tudo para ser ainda melhor no próximo ano”.

FEIRA
Já no domingo (31), o evento teve início com a Feira da Agricultura Familiar na Praça da Matriz, onde os produtores da região puderam expor seus produtos para a comunidade. Além disso, uma notícia foi dada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que a partir do próximo sábado, dia 6 de agosto, a feira será realizada regularmente aos sábados, de 8 da manhã até o meio dia.

No domingo houve, ainda, a realização do Encontro de Bandas de Música, uma parceria da Prefeitura e do projeto “Oiti Instrumental”, onde duas bandas e um coral da região se apresentaram aos munícipes. O evento acabou despertando na administração municipal a intenção de criar no município um projeto musical com seus próprios instrumentistas.

“Esperamos que no próximo ano possamos realizar outro evento deste porte contando com nosso próprio conjunto de instrumentistas, representando nosso município”, disse a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Maria Lenice de Oliveira Sá.
O encerramento aconteceu na parte da tarde com o leilão de um bezerro realizado pela Paróquia de Santa Ana.


Na Feira da Agricultura Familiar na Praça da Matriz, os produtores puderam expor suas mercadorias para a comunidade

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com