Cidades

Para Dr. Raimundinho, caminho da vitória na advocacia é a paciência

IPATINGA – Dono de um vasto currículo na área do Direito, o advogado, professor e conselheiro nato da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior, deixou mensagens importantes aos novos advogados, durante solenidade de entrega de carteiras, realizada na noite de terça-feira (23), na Câmara Municipal. Carinhosamente chamado de Dr. Raimundinho, o paraninfo da turma de 54 novos advogados transmitiu otimismo e afirmou que “as soluções dos nossos problemas estão dentro de cada um de nós e que, muitas vezes, vocês vão percorrer caminhos tortuosos, mas vão vencer as dificuldades e vão chegar lá”.

 

VOZ INTERIOR

“É necessário que vocês ouçam a voz interna, seguindo a caminhada da advocacia, fazendo acontecer a verdadeira chama da vocação. Que se mantenha esse entusiasmo com o recebimento não de carteirinhas, como as vezes se diz, mas de verdadeiros carteiraços, legítimos passaportes, a chave que vai abrir muitas portas, tendo cuidado com as portas pelas quais vocês vão penetrar, sempre respeitando o juramento, pelo lado ético, e o compromisso com a cidadania, porque a Ordem dos Advogados é a Ordem do Brasil e vocês têm a obrigação também de defender e respeitar em plenitude a voz do advogado em todos os cantos do país. Não é a toa que o povo brasileiro escreveu no artigo 133 da Constituição a indispensabilidade do advogado na administração da Justiça”, declarou Raimundinho.

PONTO DE APOIO

Forte liderança da advocacia mineira, o conselheiro nato agradeceu a honraria e destacou que o seu discurso é composto de três palavras: paciência, paciência e paciência. “É necessário que busquemos sempre a paz, com muita fé, esperança e caridade, três virtudes teologais”, complementou o advogado, que exerce a profissão desde 1974. O ex-presidente da OAB Minas comentou também sobre os dois projetos que desenvolve paralelamente no seu escritório: Programa de Apoio ao Advogado Iniciante (PAAI) e o Movimento de Ajuda ao Estudante Estagiário (MAEE), dos quais responde consultas por e-mail ou whatsapp com um proposito simples: “É preferível consultar antes para não fazer a coisa errada para depois não ter conserto mais”, orientou.

ESPERANÇA

A turma de novos advogados da OAB Ipatinga teve como patrono o advogado e empresário Luciano José de Araújo, vice-presidente da diretoria Executiva do Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). “É uma honra compartilhar um momento tão importante na vida dos novos advogados inscritos na OAB Ipatinga, uma das entidades mais respeitadas do país, que sempre deu sua contribuição no debate de temas relevantes para o desenvolvimento do Vale do Aço. Deposito a minha esperança nesta nova geração que não aceita passivamente imposição de governos, de empresas e da sociedade. Uma geração que questiona, discute e se posiciona. Vocês são responsáveis em criar as novas gerações, as novas crenças, não compactuando com políticos corruptos e empresas antiéticas, lutando por uma sociedade com menos violência. Lutem para que os sonhos se tornem realidade”, disse o ex-presidente da Fiemg Regional por três mandatos.

GRATIDÃO

Para o advogado e presidente da OAB Ipatinga, Eduardo Figueredo, patrono e paraninfo da nova turma de advogados deram uma grande contribuição para a valorização da advocacia, “pela influência e ensinamentos”. “A homenagem desta noite reflete bem a gratidão que a OAB Ipatinga tem com a Fiemg Vale do Aço, que nos últimos anos têm proporcionado parcerias para que pudéssemos realizar diversos eventos de interesse do crescimento da advocacia regional. Também pelo fato de reconhecer a importância da OAB e ter convidado a Ordem para integrar a Agência de Convergência, que reúne representantes dos diversos segmentos da indústria, política, empresas, associações e sindicatos, onde são discutidos eixos importantes como infraestrutura, segurança, saúde, educação, competitividade e sustentabilidade”, declarou.

LIDERANÇA

Eduardo Figueredo finalizou a solenidade, destacando a fala de Raimundo, que diz muito sobre a sua imagem, “por essa maneira humilde e serena de conduzir o seu ensinamento”. “Quero externa ao Dr. Raimundinho a gratidão dos advogados e da OAB a uma das lideranças mais importantes da advocacia mineira. Por ter acreditado no trabalho voluntário frente à OAB Ipatinga que nos permitiu, desde 2010, colaborar para o desenvolvimento da advocacia de Ipatinga e do Vale do Aço. Raimundinho criou mais de 100 Subseções pelo interior, durante seus quatro mandatos na OAB Minas. Não podemos esquecer que foi ele que propiciou aos advogados do interior ter a noção do que é a OAB, de participar da OAB, porque a Ordem só atendia os advogados da capital. Hoje, graças a esse bandeirante dos tempos modernos, temos consciência da importância da Ordem, pois participamos das atividades e temos a chance de receber com dignidade e respeito os novos advogados”, concluiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com