Cultura

Paquita e Alice no País das Maravilhas em cartaz no Centro Cultural Usiminas

IPATINGA – O Centro de Referência em Dança do Vale do Aço encerra as atividades da segunda fase de sua sexta edição, realizando um “Encontro de Artes” com apresentação de espetáculos e oficinas. O teatro do Centro Cultural Usiminas recebe, às 20h do dia 17 (sexta-feira) o espetáculo “Paquita”, que conta com a participação especial de Jackeline Leal e Gustavo Barros, bailarinos do SESC Cia. De Dança de Belo Horizonte, sob direção de Adriana Villela.

No dia 18 (sábado), também às 20h, teremos a apresentação de “Alice no País das Maravilhas”, coreografia assinada por Salette Olguin, com participação especial de Larissa Olguin e Noelle Dias. Nas duas apresentações o corpo de baile é formado por 102 alunas do Centro de Referência.

OFICINAS
As atividades do projeto tiveram início em setembro de 2012. As alunas participaram semanalmente de aulas de ballet clássico, ministradas pelas professoras Salette e Larissa Olguin. Participaram também de oficina complementar de ballet clássico, em novembro de 2012 e nos dias 04 e 05 de maio de 2013, ministrada pela bailarina Adriana Vilela, que tem sua carreira marcada por participações em importantes companhias nacionais e internacionais, como a Companhia de Dança do Palácio das Artes, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Companhia Nacional de Bailados, Portugal, Stdattheater Augsburg, na Alemanha e Companhia de Salgsburg na Áustria.

DANÇA CONTEMPORÂNEA
A dança contemporânea também terá uma oficina especial, nos dias 24 e 25 de maio. A oficina será ministrada pela bailarina Aretha Maciel, que foi bailarina da Hibridus Cia de Dança de Ipatinga. Aretha integrou o elenco de importantes companhias de dança do cenário nacional como a Quasar Cia. de Dança, de Goiânia; a Cia. Mário Nascimento e a Cia. SeráQuê?, ambas de Belo Horizonte. Em 2005 recebeu o prêmio Usiminas/Sinparc como melhor bailarina por sua atuação no espetáculo “Do Ritmo ao Caos”, da Cia. Mário Nascimento. Atualmente, desenvolve trabalho artístico independente e pesquisa uma linguagem de movimento fundamentada na dinâmica, agilidade e fluxo corporal, estudo norteador de suas aulas. Teve sua formação profissionalizante em dança no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte.

ESPETÁCULOS
Na apresentação do dia 17 de maio será apresentado o segundo ato de Paquita, ballet de repertório, que foi encenado pela primeira vez em 1846, com musica de Deldevez e coreografia original de Mazilier e Marius Petipa. A remontagem e adaptação é assinada por Larissa Olguin, tendo como ensaiadora Adriana Villela e direção geral de Salette Olguin. No elenco alunas do Centro de Referência em Dança, Jackeline Leal e Gustavo Barros, bailarinos do SESC Cia. De Dança de Belo Horizonte, sob direção de Adriana Villela.

Jackeline Leal iniciou sua carreira profissional na Ribeirão Preto Cia. De Dança. É formada pelo Studio de Dança Luciana Junqueira no curso técnico de ballet clássico, contemporâneo e jazz. Cursou a 4ª, 5ª e 6ª grade do método Royal Academy Of Dance, no período de 2004 a 2006 e fez especializações com vários mestres.
Gustavo Barros iniciou seus estudos de ballet clássico e jazz no Studio Dançarte em 2004. Em 2007, como integrante da Dançarte Cia de Dança, participou do New York City Dance Alliance – EUA, festival que reúne os melhores grupos de dança dos 51 estados norte-americanos, do Canadá e de outros países. É formado com distinção pela Royal Academy of Dancing de Londres.

ALICE
Com coreografia assinada por Salette Olguin, cerca de 110 alunas do Centro de Referência, com participação especial de Larissa Olguin e Noelle Dias, apresentam no sábado (18 de maio), Alice no País das Maravilhas. O artista plástico Souza Lobbo assina cenários e figurinos.

Inspirado na obra de Lewis Carroll, o espetáculo conta a história da menina Alice, que cai numa toca de coelho e é transportada pra um lugar fantástico, povoado por diferentes criaturas, onde vive incríveis aventuras. As coreografias conta com músicas de Schubert, Bizet, Beethowen, Julius Fucik e vários outros.

O Centro de Referência em Dança do Vale do Aço é patrocinado pela Usiminas. Conta com apoio do Usicultura e Incentivo do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é de Salette Olguin.
Ingressos para as apresentações encontram-se à venda na bilheteria do teatro a R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia-entrada para professores, estudantes, menores de 18 e maiores de 60. Informações (31) 3822 3031.

 
O espetáculo Alice tem coreografia assinada por Salette Olguin e é interpretado por cerca de 110 alunas
do Centro de Referência

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com