Cultura

“Panos, Linhas e Couros” enfeita a Estação Memória

A expositora Terezinha dos Santos aprendeu os trabalhos manuais com sua mãe e com sua irmã mais velha    (Crédito: José Barbosa/PMI)

 

IPATINGA – A exposição “Panos, Linhas e Couros”, que reúne trabalhos artesanais feitos em família, está em cartaz na Estação Memória Zeza Souto.
As criações reúnem vários trabalhos manuais, como quadros em fuxico e em tricô, tecidos trabalhados, toalhas bordadas e panos coloridos, entre outros. As peças são confeccionadas pelas irmãs Terezinha dos Santos Calais, 64 anos, Maria da Conceição, 77 anos, e Rita Vilela, de 58 anos. As três se mudaram para Ipatinga há 42 anos, e trabalham com diferentes artesanatos.
A expositora Terezinha Calais conta que nunca fez nenhum curso de costura ou artesanato, que tudo que aprendeu foi com sua mãe e com sua irmã mais velha. “Gosto de fazer artesanato, como sou aposentada, faço por lazer e para ocupar meu tempo. Nos meus trabalhos procuro utilizar o máximo de cores e decorar com borboletas, assim recordo minha infância. A ideia inicial não era expor, mas com incentivo de nossa professora de teatro, começamos a produzir mais peças e hoje estamos expondo pela segunda vez”, disse.
A artesã explica que os trabalhos da irmã mais velha são mais complexos por ela ser mais experiente e, por isso, bastante habilidosa no crochê e no bordado. “Algumas peças foram produzidas por minha mãe há 35 anos e complementada com a moldura em madeira, na época recolhida pelo meu pai”, destacou.
A exposição conta com cerca de 120 itens e ficará em exibição até a próxima sexta-feira (17). O museu está localizado na rua Belo Horizonte, 272, no Centro de Ipatinga. O local fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações pelo telefone (31) 3829-8349.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com