Cultura

Pandemia chama atenção para trabalho e enfermeiras ganham homenagens

Em 12 de maio se celebra o Dia Internacional dos Enfermeiros. Bansky e Maurício de Sousa homenageiam profissionais de saúde

(DA REDAÇÃO) – Além de Banksy, um veterano artista de rua britânico, cujos trabalhos em estêncil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol, Londres e em várias cidades do mundo, que colocou as enfermeiras no panteão das heroínas – embora muitas delas e o próprio Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) prefiram ser tratadas como pessoas reais – a Maurício de Sousa Produções também resolveu homenagear as profissionais de saúde. Em 12 de maio se celebra o Dia Internacional do Enfermeiro e o trabalho de combate ao coronavírus na linha de frete dos hospitais ressaltou o importante desempenho destas profissionais que colocam a vida em risco nesta verdadeira guerra pandêmica.

SUPER-HEROÍNA

No caso de Bansky, a obra assinada pelo mais conhecido e mais anônimo grafiteiro inglês mostra uma criança escolhendo uma profissional da saúde como inspiração. Além do quadro, Banksy, o artista, deixou também no hospital um bilhete agradecendo o empenho daqueles que estão na linha de frente no combate à pandemia de coronavírus. “Obrigado por tudo que você está fazendo. Espero que isso ilumine um pouco o local, mesmo que seja apenas em preto e branco”, diz o lembrete.

Depois de deixar a obra no hospital sem ser percebido na última quarta-feira, Banksy também publicou uma foto da tela em seu instagram com a legenda “quem vira o jogo”, uma referência a atuação dos funcionários do NHS, serviço nacional de saúde do Reino Unido.

Paula Head, líder do hospital universitário, disse a rede britânica BBC, que “o fato de Banksy escolher o hospital para reconhecer a excelente contribuição que todos do NHS estão fazendo, em tempos sem precedentes, é uma grande honra”. A profissional também lembrou os médicos, enfermeiras e auxiliares que partiram: “nossa família hospitalar foi diretamente impactada pela perda trágica de muitos membros”, disse.

MAURÍCIO DE SOUSA

No Brasil, as personagens de Maurício de Sousa, Mônica e Magali se transformaram, respectivamente, em Ana Néri e Florence Nightingale, duas pioneiras da enfermagem, para homenagear esses profissionais no Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio.

As enfermeiras se juntam a uma ampla lista de mulheres que marcaram a história e integram o projeto Donas da Rua da História, da Maurício de Sousa Produções.

A inglesa Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, fez nascer uma das profissões mais essenciais na saúde ao ser pioneira no tratamento a feridos de guerra e defender a importância de medidas de higiene, como lavar as mãos. Além de profissional da saúdem foi estatística, reformadora social e escritora.

Desde 1938, Ana Néri, considerada heroína brasileira, é homenageada em todos os hospitais e escolas de enfermagem no Dia do Enfermeiro. Ela prestou serviços voluntários nos hospitais militares de assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com