Cidades

Pancadas de chuva já causam transtornos no Vale do Aço

IPATINGA – As pancadas de chuvas que caíram em Ipatinga e região nesta terça e quarta-feira causaram muitos estragos e transtornos, deixando a Defesa Civil dos municípios em estado de alerta. A subida do nível dos rios, principalmente do Piracicaba também preocupa. Em Timóteo, a chuva intensa atingiu 43 mm em apenas uma hora. A Secretaria de Obras e Defesa Civil realizam limpeza das vias mais prejudicadas e prestam assistência às famílias.
Depois da estiagem prolongada, com o início das chuvas de fim de ano, o Vale do Aço experimenta um período que deve prosseguir nesta quinta-feira com tempo nublado, pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A previsão é que as chuvas deem um trégua até domingo, quando voltam a cair.
Em Ipatinga, além dos riscos de desabamentos e alagamentos em diversos pontos da cidade, os buracos em vias asfaltadas já começaram a aparecer e vão se acentuar com o calor, o que exige atenção redobrada dos motoristas.
Na estrada do Parque das Cachoeiras, que dá acesso ao Ipanemão, Ipaneminha e Tribuna, os desmoronamentos de terra impediram o tráfego em vários pontos. Muitos motoristas que se arriscaram a fazer a travessia acabaram atolados. Pelo menos duas máquinas foram deslocadas para o local pela Prefeitura de Ipatinga para limpar a estrada e garantir o tráfego dos veículos.

TIMÓTEO
O prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário, cancelou sua agenda na manhã desta quarta-feira para acompanhar de perto a situação das famílias atingidas pelas chuvas e os estragos provocados na tarde de terça-feira, quando a cidade foi atingida por um forte temporal. Sensibilizado com a situação, o prefeito percorreu os principais locais atingidos e conversou com os moradores, como no bairro Ana Moura.
Ele fez questão de acompanhar pessoalmente o trabalho dos servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, ao lado do secretário Jacob Ricardo, juntamente com a equipe da Defesa Civil, que agiram rápido e, desde ontem, estão dando assistência às famílias. Geraldo Hilário lembrou que desde o início da gestão, a Prefeitura vem realizando trabalho preventivo com a limpeza das bocas de lobo, desassoreamento e limpeza dos ribeirões e coleta emergencial de resíduos sólidos (entulhos), o que reduziu o impacto provocado pelo temporal.

TERÇA
A chuva, na tarde de terça-feira (21/11), atingiu 43 mm de em apenas uma hora em Timóteo. Segundo balanço feito pela Defesa Civil, foram atendidos a partir do temporal e até a noite, cerca de 20 ocorrências, envolvendo aproximadamente sete pessoas na equipe. Os principais problemas ocasionados foram deslizamento de terra, carreamento de lama e detritos para vias públicas e atingindo casas.
No atendimento das ocorrências, as equipes da Defesa Civil e da secretaria de Obras realizaram limpeza das vias mais prejudicadas. Também foi feito atendimento às pessoas por uma Assistente Social. Uma família, com cinco pessoas, residente na rua Sul II, número 331, no Ana Moura, teve que ser retirada de casa. Os bairros mais afetados foram Macuco, Ana Moura, John Kennedy, Córrego do caçador e distrito de Cachoeira do Vale,

ÁRVORES
Enquanto isso, a Gerência de Meio Ambiente, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, faz um alerta em relação ao número de queda de espécies arbóreas em vias públicas, que tem aumentado devido a fatores diversos como apodrecimento da árvore inteira ou das raízes, dos galhos por infestação de pragas ou doenças ou envelhecimento.
As árvores de Timóteo, em sua maioria, foram plantadas há mais de 20 anos e muitas em condições ou locais inadequados, causando transtornos, além de terem recebido podas inadequadas, que contribuíram para a entrada das pragas e doenças, provocando o apodrecimento ou enfraquecimento.
Com as chuvas e ventos fortes aumentam os riscos de queda de árvores. Diante disso, é solicitado aos proprietários que evitem colocar seus veículos debaixo de árvores grandes (principalmente as isoladas), evitando assim danos ao seu patrimônio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com