Cidades

Ouvidor da Câmara de Fabriciano, Lemos faz intermediação com o povo

Lemos destacou que sua função é encaminhar as demandas da população que chegam no Legislativo para as áreas de competência      (Fotos: Nadieli Sathler)

FABRICIANO – O delegado aposentado Francisco Pereira Lemos foi nomeado para o cargo de Ouvidor na Câmara de Coronel Fabriciano pelo presidente Marcos da Luz (PT) no começo de janeiro. Na tarde de ontem (22), Lemos, que é ex-vereador em Fabriciano, falou ao DIÁRIO POPULAR sobre as atribuições de sua função, que é nova tanto para os parlamentares como para a comunidade em geral.

“O presidente me convidou pelos conhecimentos e experiências acumuladas como membro do Poder Legislativo. O cidadão comum normalmente não sabe qual a diferença de atribuições do Executivo e do Legislativo. O papel do ouvidor é buscar catalisar e resolver as demandas que chegam à Casa e ainda aproximar a Câmara do cidadão, também auxiliando os colegas vereadores que estão em suas primeiras legislaturas para que eles prestem um melhor serviço à comunidade”, esclareceu.

ASSISTENCIALISMO
Sem ter ciência do papel do parlamentar, muitos eleitores chegam ao Legislativo em busca de ajuda para pagar contas de água ou luz em atraso. Outros chegam com receitas médicas até os gabinetes na expectativa de conseguir liberação de medicamentos.

“O papel da Ouvidoria foi criado na minha gestão enquanto presidente da Casa, no ano passado. Temos um espaço para atender à comunidade diariamente. O cargo exige paciência e gentileza para encaminhar as demandas”, explicou.
Lemos falou que as demandas recebidas na Câmara são encaminhadas para os vários setores da Prefeitura de Coronel Fabriciano, a exemplo da Assistência Social ou mesmo a Secretaria de Saúde.

Para facilitar o encaminhamento das demandas que chegam até o Poder Legislativo, Lemos destacou que propôs uma parceria direta com a Ouvidoria da Prefeitura, função exercida por Francisco Soares. “Aqueles pedidos que não são próprios dos vereadores, ele (Francisco) encaminha para a solução. Importante destacar que a população não tem obrigação de saber do papel do parlamentar, cabe a nós da Ouvidoria explicar de maneira clara e dar vazão às suas demandas”, salienta.

EXPEDIENTE
A Ouvidoria da Câmara de Fabriciano funciona de segunda a sexta-feira no horário de 13h às 18h. Só é possível encaminhar os pedidos que são feitos presencialmente. Mas há planos de abrir um espaço no site da Casa para que o cidadão faça suas solicitações também pela internet.

“Temos a função de orientar a população que chega pedindo também calçamento de ruas e outras obras. Explicamos que isso não é atividade pertinente ao vereador e encaminhamos para o local adequado”, exemplificou Lemos, sublinhando que as atividades da Ouvidoria também tem papel importante na politização e conscientização dos cidadãos.

FUTURO
Sobre seu futuro político, Lemos esclareceu que ainda é cedo para afirmar se vai ser candidato nas eleições de 2014. Ele pretende discutir junto com outras lideranças do município os rumos políticos. “Não quero polemizar. Mas, como faço política de forma despreendida, se eu perceber que tem pessoas com mais capacidade para representar a cidade em nível estadual e federal abro mão de me lançar candidato para apoiá-los”, prometeu.

Lemos alegou que aceitou o cargo de ouvidor por acreditar que poderia contribuir para fortalecer o poder Legislativo, apesar de pertencer a um partido político antagonista ao do atual presidente da Casa.
“Sempre defendi que não é preciso ter cargo eletivo para ajudar a sociedade. É mais importante ter competência moral. O presidente Marcos da Luz me convidou para o cargo e num primeiro momento relutei. Temos correntes ideológicas contrárias, mas meu partido político é Coronel Fabriciano, por isso não olhei as divergências partidárias”, disse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com