Cultura

Othon Valgas e Santinhas vão mostrar trabalhos em plataformas online

IPATINGA – Othon Valgas e a equipe Santinhas do Pau Oco estavam se preparando para uma das sessões do espetáculo Nunca Fui Santa, há cerca de três meses, quando, horas antes do público chegar, foram surpreendidos com a notícia de que teatros e outros espaços culturais seriam paralisados. Seguindo as orientações governamentais e da Organização Mundial de Saúde (OMS), as sessões foram canceladas e os teatros desceram as cortinas e se fecharam para o público –  e assim continuam. A pandemia do coronavírus obrigou o setor do entretenimento no Brasil e no mundo a paralisar suas atividades até um futuro que esperamos seja próximo.                                                                         Em busca de uma alternativa artística e econômica, profissionais do teatro e de outros setores se mobilizam em busca de idéias para superar esse período de isolamento, transmitindo shows e espetáculos online. De novos projetos inspirados na quarentena da era do coronavírus a espetáculos já conhecidos estão sendo transmitidos via plataformas de streaming. É a realidade do teatro virtual chegando às nossas casas.

MUNDO AFORA

“Em Londres, por exemplo, o Teatro Nacional anunciou uma rodada de peças transmitidas ao vivo, exibidas às quintas-feiras, às 19h. As primeiras apresentações ao vivo da Royal Opera House desde que fechou suas portas serão transmitidas gratuitamente ao vivo no YouTube, Facebook e BBC”, exemplifica Othon Valgas.

Nos Estados Unidos, o American Mariachi, no Dallas Theatre Center, fez acordos com os sindicatos para vender ingressos para os shows online.

No Brasil, teatros como o PetraGold, no Rio de Janeiro, o teatro do SESC, em São Paulo, e o Cine Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, já aderiram à proposta e estão lançando uma programação diversificada online.

Seguindo os mesmos moldes, o ator Othon Valgas, à frente da Cia. Corpo de Prova e do espetáculo Santinhas do Pau Oco, está abrindo no Vale do Aço a primeira apresentação de teatro online. “Será um experimento”, explica o ator e diretor. A novidade serão os artistas no palco, uma vez que boa parte das peças apresentadas atualmente na internet mostra cada intérprete em sua casa, geralmente em monólogos.

CUIDADOS COM A PANDEMIA

Porque o teatro não se faz sozinho, uma equipe reduzida de profissionais vai manipular a tecnologia para oferecer ao público uma nova experiência, onde, do conforto de sua casa, todos poderão rir com as cenas mostradas, e com toda segurança. O risco do contágio determina regras de segurança inclusive para a equipe, e cuidados serão tomados para evitar contato e manter o distanciamento que o momento exige.

A princípio serão mostrados dois espetáculos, o monólogo ‘Nunca fui santa’ e o espetáculo ‘Rirvotril’, ao lado do ator Marcelo Vieira.

Para abrir o projeto será transmitido o espetáculo solo “Santinhas 2 em 1” e “Nunca Fui Santa”, comédia dirigida pelo anglo-brasileiro Anderson Malta e interpretada por Othon Valgas. O espetáculo estreou em Londres em 2019 e já foi mostrado em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

“Não temos como prever o futuro do teatro, mas é certo que estaremos ao vivo no espaço da cena e preparados para uma readequação. A experiência nos permitirá sentir o público. Acreditamos que o teatro não morrerá, que isto é só uma fase. Mas o teatro terá que se se reinventar em tempos de pandemia e deverá aprender a dialogar com o público neste novo ambiente do teatro digital online”, justifica Othon.

SERVIÇO

A primeira apresentação está prevista para acontecer no dia11 de julho, sábado, às 17h. A encenação poderá ser vista pela plataforma de streaming Zoom. Os ingressos, no valor de R$10, serão vendidos pelo Sympla. Ao comprar um ingresso, a pessoa recebe um link de acesso com data e horário específicos para uso apenas nesse dia e hora.

Mais informações pelo telefone 031 98777 3094 e redes sociais das Santinhas @santinhasdopauocooficial e FC santinhas do pau oco.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com