Cultura

Orquestra de Câmara apresenta concerto hoje no Zélia Olguin

(DA REDAÇÃO) – A Orquestra de Câmara Jovem do Vale do Aço composta por alunos do Pronatec – unidade remota de Timóteo – se apresenta hoje, às 20:00h, no teatro Zélia Olguin, no Cariru. No repertório, peças de Mozart (1825 – 1899), Strauss (1825 – 1899) e Friederich Witt (1770 – 1836).

Segundo o maestro Vinícius Saturnino Chaves, desde o ano de 2000 a Orquestra de Câmara do Vale do Aço, anteriormente intitulada Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga, vem atuando no cenário musical na região e arredores do Vale do Aço, com a participação de importantes músicos locais, executando obras de grande valor cultural como óperas, concertos e apresentações em datas comemorativas, participando, desta forma, de modo ativo na construção da identidade cultural regional, com o apoio da Usiminas.

“Em 2014 a Orquestra de Câmara do Vale do Aço galgou novo degrau e pactuou uma parceria com o Colégio Técnico da UFMG trazendo para o Vale do Aço o Curso Técnico em Instrumento Musical Pronatec – Coltec/UFMG – Unidade Remota Timóteo. A nova ‘cara’ da Orquestra de Câmara do Vale do Aço é fruto da manutenção da continuidade de sua parceria com a Usiminas e de seus novos integrantes, alunos e colaboradores do Pronatec”, diz o maestro.

Vinícius Saturnino explica que esta nova fase da Orquestra de Câmara do Vale do Aço é resultado da busca pela ampliação de seu alcance social, oportunizando o aprendizado da música erudita para outros interessados. “A ideia é capacitar uma maior quantidade de músicos na região que servirão, posteriormente, como possíveis integrantes da Orquestra, pluralizando e enriquecendo a cultura musical da região”, arremata.

PROGRAMAÇÃO

Friederich Witt (1770 – 1836)
“Symphony no.14 in C major”
Adágio – “Alegro Vivace”
Adágio – “Cantabile”
“Maestoso”
“Allegro”

J. Strauss (1825 – 1899)

“An der schönen blauen Donau”
Valsa – “Danúbio Azul”

W. Mozart (1825 – 1899)

“Sinfonia no 40”
“Molto Allegro”
“Andante”
“Menuetto: Allegretto”
“Allegro Assai”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com