Cultura

Ordem a partir do Caos

(*) Wanderson R. Monteiro

Se existe uma palavra que possa descrever a situação atual do mundo, essa palavra com certeza é a palavra Caos. Observe os últimos acontecimentos e as notícias que invadem nossas casas por meio dos telejornais, por meio da internet, com os websites, as redes sociais, os grandes veículos de imprensa e, analisando-os cuidadosamente, me diga se, da maneira que o mundo está, pode-se vislumbrar uma ordem? Mesmo em meio a tantos problemas, o princípio que têm regido a maioria das pessoas ainda é a satisfação de suas vontades, impulsos, e desejos individuais, usando todo esse estado de caos para seu proveito próprio.

A expressão “Ordo ab Chao” vem de um famoso dito escocês antigo, e significa Ordem Vinda do Caos. A expressão traz a idéia de se estabelecer a ordem das coisas, a ordem no mundo, a partir do caos. No lugar de a ordem ser um meio para não se chegar ao caos total, o caos é usado como o meio para a implantação de uma determinada “ordem” específica; quando o caos, e a desordem em todas as esferas sociais é tanta que as pessoas não têm ao que se apegar, chegando à um estado de total desorientação, provocado pela falta de ordem em todos os âmbitos, então, se implanta uma nova forma de ordem.

Crie o caos e então ofereça uma maneira para restabelecer a ordem. Sua ordem. Ordem essa que atenderá à interesses próprios de seus líderes, em total detrimento de toda a sociedade, uma “ordem” sustentada pelo totalitarismo de um regime ditatorial. Vê-se aí um bom plano de engenharia social que pode ser levado à cabo por pessoas maquiavélicas, na essência do termo.

Os processos de engenharia social são normalmente processos lentos; trata-se de mudar toda a estrutura de uma sociedade, país, ou do mundo, aos poucos, mudando toda a sua maneira de pensar, de interpretar a realidade que nos cerca e, consequentemente, toda a forma de interação, convivência, e modo de viver.

As situações e todo o caos pelos quais o mundo está passando têm em si a capacidade de mudar toda a estrutura da sociedade atual, afetando grandemente todas as áreas, e tal situação caótica clama por ações rápidas, eficientes, e drásticas, assim, esse estado de caos, aliado às ações que serão tomadas, irão pavimentar o caminho para a instauração de uma nova ordem para todas coisas em nosso mundo. Um novo tipo de ordem vinda de todo esse estado de caos.

(*) Wanderson R. Monteiro é bacharel em Teologia pelo ICP – Instituto Cristão de Pesquisas)

(São Sebastião do Anta – MG)

dudu.slimpac2017@hotmail.com

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com