Cultura

Olicei 2019: estão abertos os jogos

Maior evento do gênero no interior de Minas, Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga inicia nesta segunda-feira a fase de competições, com os Jogos Psicomotores

IPATINGA – Um espetáculo performático de música e dança que mobilizou dezenas de professores e mais de 4.000 alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular marcou na sexta-feira (23), na Praça dos Três Poderes, o início oficial da Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga, a Olicei 2019. O evento, que foi retomado pelo atual governo em 2018 após 28 anos de paralisação e agora estabelece um novo recorde de estudantes e educandários envolvidos, teve como palco central o Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Nardyello Rocha, que ao lado do secretariado, autoridades civis e militares e toda comunidade escolar, realizou o acendimento da pira olímpica, declarando abertas as atividades.

Na Praça dos Três poderes, o prefeito Nardyello recebeu a pira olímpica das mãos de Luana Lopes, aluna da Escola Levindo Mariano

RECONHECIMENTO FACIAL

Durante seu discurso, o chefe do Executivo enfatizou que a Olicei já se constitui no maior evento do gênero em todo o Estado e repetiu que uma das metas do governo é dotar a cidade da melhor estrutura educacional do interior de Minas Gerais, “o que será possível também graças ao excelente corpo técnico de que dispomos”. Ele anunciou que, ainda neste segundo semestre, as escolas municipais serão dotadas de um sistema de reconhecimento facial para registrar o acesso de alunos à rede de ensino e também possibilitar o controle de frequência pelos pais. Este será um novo salto de qualidade, após a inserção de 5.500 alunos em Tempo Integral e utilização em salas de aula de 2.730 chromebooks dotados da plataforma Google for Education.

A Olicei 2019 reúne um total de 60 escolas, com a participação de cerca de 8.500 alunos. O sinal verde para início das atividades da cerimônia inaugural foi o acendimento da chama olímpica no Centro de Treinamento Giancarlo Vella.

MASCOTE

Ao lado de toda equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação, o gato-do-mato Junio, símbolo oficial da Olimpíada e mascote da Olicei, alegrou a meninada ao entrar juntamente com a pequena Verônica Maier Silva de Jesus, aluna da zona rural do Ipaneminha, sua criadora e vencedora do concurso realizado na edição 2018.

PARTICIPANTES

Neste ano, vão competir na Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga, representando o ensino privado, os colégios Tiradentes, John Wesley e Instituto Educacional Mayrink Vieira.

As escolas estaduais são Almirante Toyoda, Canuta Rosa de Oliveira, Dom Helvécio, Caetana América de Menezes, Dr. Ovídio de Andrade, Engenheiro Amaro Lanari, Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, Geraldo Gomes Ribeiro, Haydée Maria Imaculada Schittini, João XXIII, Laura Xavier Santana, Manoel Izídio, Nacif Selim de Sales, Nilza Luzia de Souza Butta, Professora Elza Oliveira Lage, Professora Maria Antonieta, Sônia Maria Silva Gomes e Wilson Alvarenga.

As escolas municipais são Altina Olívia Gonçalves, Artur Bernardes, Carlos Drummond de Andrade, Chirlene Cristina Pereira, Deolinda Tavares Lamego, Everson Magalhães Lage, João Reis de Souza, Levindo Mariano, Márcio Andrade Guerra, Maria da Conceição Pena Rocha, Nelcina Rosa de Jesus, Padre Bertollo, Padre Cícero de Castro, Professor Evaldo Fontes, Terezinha Nívia, Vilma de Faria Silva, Zélia Duarte Passos, Gente Inocente, Pato Donald, Reino Encantado, Ary Malta, Estrelinha Azul, Hugo Duarte Coutinho, Primeiros Passos, Terezinha Martins da Silva, João Batista Dorneles, Mercedes Rosa Duarte, Pedro Ferreira Maciel, José Martins da Silva, Benvinda Moreira Pacheco, Jaime Morais Quintão, João Amparo Damasceno, Paulo Freire, Henrique Freitas Badaró, Maria Rodrigues Barnabé, 7 de Outubro e o Centro de Atendimento Multidisciplinar Herbert de Souza.

COMPETIÇÕES

A Olicei 2019 se estenderá até o dia 31 de outubro. Na próxima segunda-feira (26), começam os Jogos Psicomotores, que prosseguem até 2 de setembro, no Parque Ipanema, envolvendo 3.800 alunos de cinco a dez anos de idade. Em seguida acontecem Festivais de Câmbio e de Queimada, os JEI – Jogos Escolares de Ipatinga, a Olimpíada do Conhecimento (que é um diferencial nesta edição), a Corrida Rústica e o Festival de Música e Dança, marcando o encerramento das atividades.

O conjunto de realizações é viabilizado com a integração de profissionais de várias secretarias municipais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com