Cidades

‘Olho Vivo é compromisso com Ipatinga’, diz secretário

Reunião na Agência Metropolitana discutiu problemas e soluções da segurança pública regional

IPATINGA – A instalação do sistema de videomonitoramento Olho Vivo em Ipatinga é um compromisso do governo de Minas Gerais e o município será contemplado com 32 câmeras a serem adquiridas num próximo bloco de licitação de equipamentos, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

O anúncio do secretário estadual Rômulo Carvalho Ferraz, durante audiência pública em Ipatinga na manhã desta quinta-feira (26), é o reconhecimento da importância da cidade e da capacidade da Prefeitura em estabelecer parcerias para investir na segurança e em diversas áreas, na avaliação da prefeita Cecília Ferramenta.

“Desde 2013, em diversos contatos mantidos junto ao governo estadual, deixamos claro a disposição da Prefeitura em retomar o sistema de Olho Vivo em bases transparentes e sem prejuízos para o município”, reafirma a prefeita, completando em seguida: “Estamos fazendo a nossa parte e aguardamos os encaminhamentos por parte do Estado”.

DESLIGAMENTO

O secretário Rômulo Ferraz reforçou a necessidade da instalação do sistema de monitoramento de áreas urbanas no município, para combater a violência e ampliar os investimentos em segurança pública, em ação conjunta com os órgãos policiais e a Prefeitura. A rede de câmeras do Olho Vivo foi desligada em Ipatinga, em agosto de 2012, por iniciativa do governo anterior, que deixou de pagar e cancelou o contrato mantido com uma fundação.

RENEGOCIAÇÃO

Ao assumir a Prefeitura, em 2013, a prefeita determinou uma auditoria no processo e reabriu conversações com o governo estadual, visando à retomada do programa. Durante a audiência desta quinta-feira, na sede da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, na presença de prefeitos, vereadores, representantes do Ministério Público, do Judiciário, das Polícias Civil e Militar e dos Conselhos de Segurança Pública, o secretário estadual reconheceu que o sistema Olho Vivo funcionava em Ipatinga com equipamentos obsoletos, de manutenção cara e gestão deficitária.

 

Cecília destaca luta social para implantação do CSE
IPATINGA
– A inauguração do Centro Socioeducativo de Ipatinga é um momento marcante, de uma luta cooperativa entre município e estado, setores público e privado, órgãos oficiais e movimento social, autoridades, empresários e lideranças comunitárias. A avaliação é da prefeita Cecília Ferramenta, que participou nesta quinta-feira (26) da solenidade de inauguração da nova unidade de internação de adolescentes em conflitos com a lei.

A prefeita lembrou que no espaço, localizado ao lado da Delegacia Regional de Ipatinga, já funcionou a antiga Escola Estadual Santiago Dantas e depois serviu de sede da comunidade terapêutica Associação Rios de Água Viva. “Atuando na Assembleia Legislativa, destinei emenda parlamentar para a construção da sede própria da entidade, o que foi concretizado em 2013, com o apoio de empresários e da sociedade do Vale do Aço. Isso tornou possível que esse espaço fosse liberado para receber as obras de adequação e se transformasse no Centro Socioeducativo de Ipatinga”, ressalta Cecília Ferramenta.

A prefeita elogiou a parceria dos poderes públicos e da sociedade na instalação do Centro Socioeducativo de Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com