Cidades

Obras de expansão do Shopping começam em julho

A previsão é de que a obra seja concluída até outubro do próximo ano, sem grandes transtornos para os visitantes

IPATINGA – Foi anunciado nesta terça-feira (25) o início das obras da terceira expansão do Shopping do Vale do Aço. Os trabalhos vão começar no dia oito do próximo mês e a previsão é de que sejam gastos R$ 200 milhões para que o local seja ampliado em 100% e que possam ser instaladas 140 novas lojas, além de criadas mais mil vagas no estacionamento.

De acordo como superintendente do Shopping do Vale, Washington Pimenta, a previsão é de que a obra seja concluída até outubro do próximo ano, mas sem grandes transtornos para os visitantes. Ele explicou que a primeira área a ser fechada será o estacionamento da parte traseira, por onde começarão os trabalhos.

Para que o trabalho fosse realizado, foram feitos diversos projetos e alguns deles chegaram até mesmo a serem barrados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. Em outubro do ano passado, a questão foi alvo de discussões e até mesmo uma audiência publica foi feita na Câmara Municipal de Ipatinga.

O órgão, à época, afirmou que dados do projeto de expansão do Shopping eram inconsistentes e que não havia, por exemplo, um estudo do tráfego externo, plano de acessibilidade e mobilidade e a descrição das ações de segurança dos frequentadores do Shopping durante o período de realização da obra.
No entanto, estas questões estão definidas, segundo Marcelo Couri, coordenador geral da expansão. Ele afirmou que o projeto final para o início das obras está autorizado desde o final do ano passado.

PLANOS
A expansão do Shopping do Vale do Aço deverá gerar em torno de 2.500 empregos diretos: 1.000 para as obras e outros 1.500 para o trabalho nas lojas que se instalarem no empreendimento. Entre os planos da administração do centro de compras estão a construção de uma torre comercial e ampliação do estacionamento.

Também está sendo planejada uma revitalização da atual área do Shopping e ainda a ampliação da Praça de Alimentação existente, bem como do cinema, que terá uma nova sala e tecnologia 3D. Para a efetivação destes planos, 20 empresas de diferentes segmentos irão trabalhar nas obras.

O estacionamento do Shopping passará a ter dimensões grandiosas, com vários andares cobertos. É possível que, a partir da conclusão da obra, seja iniciada a cobrança para ocupação das vagas, como já acontece em grandes centros de compras. Washignton Pimenta disse que esta possibilidade está sendo estudada e deverá ser decidida até o ano que vem.

MEGALOJAS
Após o fim da expansão, o Shopping do Vale terá espaço para abrigar nove megalojas ao todo. Além das já existentes, dois grandes varejistas já confirmam presença no novo Shopping: Renner e C&A terão espaços no empreendimento a partir do ano que vem.

As duas empresas estão entre as maiores estabelecidas no Brasil no setor do vestuário. A Renner é a segunda maior rede de lojas de departamento do país e a C&A é uma reconhecida multinacional. A loja de roupas Leila Costa, de Ipatinga, é a terceira empresa que já tem seu espaço comercial reservado no empreendimento.

O diretor de operações de lojas da Renner, Paulo Soares, afirmou que o Shopping do Vale é uma ótima oportunidade para a empresa ampliar sua presença no interior de Minas Gerais. “A tradição e o mix diversificado confirmam que o empreendimento está alinhado com a nossa missão de encarar e superar as expectativas dos clientes mais exigentes. Estamos satisfeitos de marcar presença em Ipatinga”, disse.

Já Natália Almeida, representante de departamento de Expansão da C&A, confirmou a adesão ao projeto de expansão e disse que a empresa poderá compartilhar com o público de Ipatinga seus valores, como responsabilidade social e transparência. Esta será a 17ª loja da empresa no Estado e a 236ª no Brasil.

CRISE

A direção do Shopping do Vale anuncia a expansão do empreendimento em um momento difícil para a economia do Vale do Aço, em que a siderurgia vem enfrentando uma crise e os empregos nesta área têm sido reduzidos.
Entretanto, Washignton Pimenta afirmou que o varejo brasileiro não tem sido afetado pela retração econômica e, no caso do Shopping do Vale, tem sido registrado um crescimento médio de 8% a 9% ao mês.

O superintendente do Shopping contou que para dar início à expansão foram feitos diversos estudos, análises financeiras e pesquisas de mercado e que o objetivo é atender a uma demanda vinda da população e também das empresas. “Estamos sem lojas para alugar desde 2007. Estamos agora dando uma resposta para o mercado. Nossos clientes também sempre almejaram por melhorias”, afirmou Washington.

Segundo ele, a expansão não é pontual e foi pensada para os próximos anos. “A gente vê sempre lá na frente, trabalhamos sempre a longo prazo. O que a gente faz aqui é para os próximos 20, 30, 40 anos. Nós acreditamos na região do Vale do Aço”, pontuou.


Marcelo Couri e o superintendente Washington Pimenta: expansão sem medo da crise

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