Cidades

Novo elevador da PMI entra em funcionamento

IPATINGA – Após 43 anos de uso e já apresentando problemas de segurança há algum tempo, um dos elevadores da Prefeitura de Ipatinga foi substituído. A liberação do novo equipamento aos usuários aconteceu na terça-feira (8), significando um alento principalmente para pessoas com dificuldade de locomoção como cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida que procuram os serviços no prédio público. A liberação do elevador contou com a presença do prefeito Nardyello Rocha ao lado de servidores e funcionários da empresa responsável pela troca da cabine.

Os dois elevadores originais da Prefeitura de Ipatinga são utilizados desde a inauguração do prédio, que ocorreu em 29 de janeiro de 1977. Com uma série de desgastes provocados pelo uso contínuo ao longo do tempo, os equipamentos passaram por inúmeras manutenções. Nos últimos anos, chegaram a ser interditados em diversas ocasiões. O equipamento liberado nesta terça-feira ficará em fase de teste por cinco dias. Na próxima semana, a empresa que executa o serviço já deverá providenciar a troca do outro equipamento.

SUBSTITUIÇÃO

A substituição dos dois elevadores é viabilizada por meio de recursos captados em financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A capacidade de transporte das novas cabines é de até dez pessoas ou o peso máximo de 750 quilos. Elas dispõem de sistema de ventilação, iluminação de led, sistema de voz e sinal sonoro.

Max Fernando de Paula, supervisor técnico de montagem da empresa responsável pela troca dos elevadores, explica que o novo equipamento dispõe de sistema de resgate automático, em caso de interrupção da energia elétrica, e um mecanismo de bombeiro. “Além disso, ele traz economia de energia, entrando em modo de espera após dois minutos parado no andar, com desligamento do ventilador e luz para que não haja consumo desnecessário”, explica.

A previsão é que em 50 dias os dois elevadores já estejam em pleno funcionamento, dispondo de sistema duplex, ou seja, mesmo que o usuário acione os dois botões de pavimento, apenas um dos equipamentos – o mais favorável – atenderá o chamado. Este sistema também economiza energia elétrica e evita o desgaste desnecessário dos elevadores.

“Nunca os dois elevadores irão parar em uma mesma chamada. Antigamente isso acontecia muito. O usuário chamava, e os dois equipamentos respondiam. Mas apenas um era utilizado e o outro atendia, mas não era usado. Neste sistema inteligente, os dois irão trabalhar comunicando entre si”, detalhou o técnico.

REMODELAÇÃO

A substituição dos elevadores faz parte da ampla remodelação que a atual gestão propõe ao prédio da Prefeitura de Ipatinga. O prefeito Nardyello Rocha pontua que os equipamentos estão em total desconformidade em relação aos quesitos de segurança e manutenção. “Normalmente, funciona apenas um. Tira-se a peça de um para completar o outro. E, desde que cheguei ao governo, temos trabalhado para essas modernizações. Concluímos a troca de um dos elevadores e dentro de dez dias devemos iniciar a substituição do outro, dando conforto e segurança aos munícipes e também ao servidor”, disse o Executivo, lembrando que dentro do ‘Programa Nova Ipatinga’ o prédio da prefeitura também passará por uma completa reestruturação.

“Os processos licitatórios já estão em andamento e vamos fazer a reestruturação do prédio tanto na parte arquitetônica como na de incêndio/pânico e também na parte de climatização e modernização administrativa. Então, a troca do elevador que funcionava há quase 50 anos é apenas o primeiro passo para essa remodelação”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com