Cidades

Novo convênio garante Ascari de volta ao trabalho

(Crédito: Secom/PMI)

 

IPATINGA – A prefeita Cecília Ferramenta, assinou convênio com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ipatinga (Ascari). Pelos termos da parceria, a Prefeitura de Ipatinga fará o repasse de R$ 176.752,43 em 12 parcelas à entidade, correspondente a uma parte dos recursos do contrato firmado com a concessionária de limpeza urbana, Vital Engenharia Ambiental. O pagamento começa a ser feito a partir do próximo dia 5 de julho.

A Ascari interrompeu suas atividades em dezembro de 2012, por falta de pagamento das parcelas do convênio devido pelo governo anterior. Segundo o presidente da entidade, José Geraldo Isaías, desde então, as 37 famílias de catadores enfrentam dificuldades. “Só não passamos fome por milagre. Com a nossa união e muita luta, não permitimos que faltasse nada a ninguém. Não somos apenas colegas de trabalho da Ascari, somos a família Ascari”, reforçou o presidente da entidade.

COMPROMISSO

Para a prefeita Cecília Ferramenta, a assinatura do convênio com a Ascari é o cumprimento de mais um compromisso e um dever da Administração Municipal. “Assim como Ipatinga ficou esquecida, a Ascari também deixou de receber a atenção que merece no governo anterior. Desde o dia 2 de janeiro, quando assumimos a administração, trabalhamos para retomar essa parceria, que gera empregos e renda para muitas famílias e contribui para manter nossa cidade limpa”, enfatizou a prefeita.

O convênio firmado entre a Prefeitura e a Ascari tem o objetivo de promover a organização social e econômica dos catadores associados à entidade, além de incrementar a coleta de lixo seletiva na cidade. Os recursos a serem repassados em parcelas à entidade serão destinados para aquisição de materiais de uso permanente dos associados da Ascari, pagamento de aluguéis e mobiliários, bem como a estruturação do trabalho de triagem, separação, classificação, trituração, fragmentação, prensagem, enfardamento, estocagem e comercialização dos materiais recicláveis.

VOLTA À ATIVA

Associado à Ascari há três anos, o catador João Paulino, 43, não vê a hora de voltar a trabalhar. “Estávamos sonhando com esse dia. Entendemos o motivo do atraso da assinatura do convênio, mas precisávamos voltar a garantir tranquilidade para nossas famílias a partir do nosso trabalho”, revelou o associado.
Segundo José Geraldo, tão logo a PMI faça o primeiro repasse dos recursos à Ascari, os catadores já voltarão a trabalhar. “Vamos reaver o galpão e mandar os equipamentos para reparo. Em breve, estaremos de volta ao trabalho”, comunicou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com