Internacionais

Nova York declara estado de emergência por surto de gripe

BRASÍLIA – A região de Nova York, nos Estados Unidos, foi declarada em estado de emergência sanitária devido a um surto de gripe que atingiu cerca de 19 mil pessoas. A decisão foi anunciada pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo. Ele autorizou que bebês e crianças sejam vacinados por farmacêuticos.

De acordo com os dados oficiais, 28.747 casos de gripe foram registrados nos Estados Unidos durante este inverno, provocando 20 mortes de crianças. As autoridades calculam que o número de vítimas pode ser mais elevado, pois há pacientes que não procuram ajuda de médicos e profissionais da área de saúde.

Na tentativa de conter a expansão de um vírus potencialmente mortal, o governador de Nova York defendeu a suspensão temporária da proibição de farmacêuticos aplicarem vacinas em crianças e adolescentes.
“Enfrentamos a pior epidemia de gripe desde meados de 2009 e o vírus está ativo em todo o estado de Nova York”, ressaltou o governador. No estado de Nova York, os casos de contágio por gripe aumentaram de 4.404, no inverno de 2012, para 19.128, em 2013.

VIAGEM
Diante do aumento de casos de gripe em alguns estados dos Estados Unidos, o governo brasileiro divulgou nesta segunda (14) orientações para quem está no país ou planeja visitar. De acordo com o Ministério da Saúde, os sorotipos virais que estão circulando, de maneira predominante, nos Estados Unidos e no Canadá são o influenza H3N2 e o influenza B. A vacina aplicada em países do Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, no primeiro semestre de 2012, protege contra os dois tipos.

“Não há recomendação de cancelamento de viagens para esses países por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou do Ministério da Saúde”, destacou o comunicado da pasta.
A orientação é que os viajantes para essas localidades ou para qualquer país na estação do inverno fiquem atentos aos cuidados de prevenção à influenza. O alerta maior é para os grupos sujeitos aos casos mais graves da doença, como idosos, crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças que afetam a imunidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com