Nacionais

Nippon e Sumitomo celebram 60 anos de parceria com Usiminas

IPATINGA – A Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), uma das maiores acionistas da Usiminas, celebra nesta terça-feira (8), os 60 anos do acordo Lanari-Horikoshi, em Ipatinga, no Vale do Aço. O acordo oficializou a parceria industrial entre Brasil e Japão, dando origem à participação da NSSMC na Usiminas. O evento reúne no Centro Cultural Usiminas, a partir das 18 horas, os funcionários aposentados e atuais da Usiminas, o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o deputado estadual João Leite, membros dos conselho Diretor e de Administração da Usiminas, o diretor presidente da NSSMC no Brasil, Hironobu Nose, e o diretor para as Américas da NSSMC, Kazuhiro Egawa, e demais autoridades.
O acordo Lanari-Horikoshi formalizou o compromisso da participação japonesa na construção da Usiminas. O empreendimento foi fundamental para a concretização do sonho de industrialização capitaneado por Juscelino Kubitschek e se tornou o primeiro investimento externo em grande escala do Japão após a 2ª Guerra Mundial. Profissionais de países tão distintos, que precisaram superar as barreiras do idioma e da distância, se uniram em um projeto que colocou Minas Gerais no mapa da siderurgia mundial e contribuiu para gerar o DNA de pesquisa e tecnologia que ainda hoje define a companhia.

CONVERSAÇÕES
Para a assinatura do acordo foi necessário mais de um ano de conversas, após a lavratura da escritura pública de constituição da Usiminas, em abril de 1956. O documento foi batizado com os sobrenomes de Amaro Lanari Júnior e Teizo Horikoshi, que lideraram missões japonesas ao Brasil para viabilizar o projeto. Posteriormente, Lanari se tornou presidente da companhia, entre 1958 e 1976, e Horikoshi presidiu a Nippon Usiminas, empresa criada para facilitar e intermediar os investimentos japoneses na siderúrgica mineira.

O ACORDO

Do lado brasileiro, o governo federal foi o maior responsável pelo fornecimento do capital necessário à construção da primeira siderúrgica mineira, por meio do então Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDE), atual BNDES. Do japonês, um grupo privado liderado pela acionista Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (na época, Yawata Iron and Steel), formado por produtoras de aço e fabricantes de máquinas e equipamentos, completou o investimento junto ao governo do país, que viu na oportunidade um passo importante em seu processo de recuperação pós-guerra.
Criou-se, então, em 1958, uma empresa de capital misto (60% brasileiro e 40% japonês), que dali a quatro anos passou a fornecer, por meio da Usina Intendente Câmara, em Ipatinga (MG), produtos indispensáveis para cobrir a demanda nacional das indústrias naval, automobilística, de base e mecânica pesada. Desde então, mais do que o caminho para o desenvolvimento de aços de alto valor agregado, a contribuição dos japoneses, um dos acionistas da companhia, se traduz no espírito de trabalho, responsabilidade e disciplina que permeiam cada entrega desde o acendimento do primeiro alto-forno da Usiminas.

SERVIÇO

Nippon, Usiminas e Ipatinga: 60 anos de celebração
Local: Centro Cultural Usiminas. Av. Pedro Linhares Gomes, 3.900A. Shopping Vale do Aço. Ipatinga (MG)
Data: 08 de agosto de 2017
Horário: A partir das 18 horas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com