Cultura

Nilmar Lage apresenta sua arte na Argentina

IPATINGA – Entre os dias 8 e 19 de outubro, o jornalista e fotógrafo Nilmar Lage estará em excursão pela Argentina, onde apresenta suas obras, ministra workshop e desenvolvetrabalhos inéditos com artistas de Córdoba. Essa será a segunda passagem por lá. Em 2009, com o grupo Hibridus Dança, ele participou do “Proyecto Ligado” e “Pulso Urbano”, em Córdoba, Buenos Aires e La Plata. Na época, além de expor suas fotos e participar de uma residência artística, Nilmar desenvolveu o vídeo Sufoco II.

Nilmar vai ministrar em Rio IV, uma cidade da região metropolitana de Córdoba, a oficina “A poesia está no tato e na audição”.  O trabalho tem uma proposta muito simples de fotografar de olhos vendados, a partir de estímulos que despertem os outros sentidos e que irão contribuir para a construção dessas imagens.

Diferente de outras oficinas do tipo, “A poesia está no tato e na audição” não foi inspirada em fotógrafos cegos como Euvgen Bavcar. A ideia surgiu a partir do documentário “A pessoa é para o que nasce”, que conta a história de três irmãs cegas e que cantam pra ganhar a vida. No filme elas dizem sempre que o “cego vê, vê quando está sonhando” e a partir da fala delas foi proposto esse workshop.

Ainda durante a passagem por Córdoba, Nilmar Lage participará do “Proyecto Genérico”, ações promovidas por artistas locais, em um evento que discute questões ligadas às diversidades sexuais. Lá o fotógrafo irá apresentar e debater sobre o documentário “De baixo do rio e das mulheres” (realizado em parceria com Thiago Moreira, Leila Cunha e Ana Clara Silva) e o vídeo de dança “É de Maria” (co-produzido pelo ENARTCi e feito em parceria com Maria Cloenes (Ipatinga) e Gerson Moreno (Itapipoca/CE).

Além de Ipatinga, outras cidades já acolheram esse exercício proposto pelo fotógrafo. Em agosto passado, essa oficina estava na programação do “Fotógrafos em Ouro Preto” e em novembro será a vez de João Pessoa/PB receber o trabalho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com