Nacionais

Negociações com bancários estão paralisadas

A falta de acordo impõe transtornos aos clientes, que devem ligar para o serviço de atendimento ao cliente do banco


BRASÍLIA
– A greve dos bancários chega ao décimo quinto dia com negociações paralisadas. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Carlos Cordeiro, a última vez que as duas partes se reuniram foi no dia 5 de setembro, antes do início da greve. “Não há proposta. A única coisa que tem na mesa é reajuste do INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor]”, disse Cordeiro. Os bancários reivindicam aumento de 11,93%, entre outras reivindicações. A proposta da Federação Nacional dos Bancos é reajuste de 6,1% nos salários.

A falta de acordo impõe transtornos aos clientes. O auxiliar financeiro Márcio do Nascimento Oliveira diz que procurou por funcionários para tirar dúvidas na agência, mas não encontrou ninguém para ajudar. “A gente quer tirar uma dúvida e não tem [quem nos atenda]”, disse. O aposentado Esídio Osório não sabe usar o caixa eletrônico. “Preciso de dinheiro para pagar a prestação e não consigo. Eu não sei operar o caixa direito e o dinheiro tem que estar trocado”, contou. O salgadeiro Emídio Carneiro reclama por não conseguir receber um seguro, devido à greve. “Vim para receber o seguro e não tem como receber. Aí fica difícil”, diz.

Até o fechamento desta matéria, a Fenaban não respondeu ao pedido de entrevista da Agência Brasil sobre o andamento das negociações com os bancários.
A orientação de órgãos de defesa do consumidor, no caso de um cliente precisar resolver problema com urgência, e a sua agência estiver fechada, o banco deve orientar sobre outro local para atendimento. O cliente pode ligar para o serviço de atendimento ao cliente do banco.


Febraban recomenda atenção com e-mails de procedência desconhecida
BRASÍLIA
– A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta os usuários de serviços bancários da necessidade de absoluto cuidado sobre e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida; especialmente se tiverem arquivos anexados, pois existe sempre o risco de conterem vírus ou “cavalo de troia” para captar dados da conta-corrente e senha dos usuários.

A recomendação faz parte da cartilha de segurança que a Febraban divulga para toda a rede bancária, com orientações aos usuários, por causa das inovações nas fraudes cibernéticas, principalmente neste período de greve dos bancários. A greve teve início no dia 19 de setembro.

A Febraban aconselha os correntistas a deletar os e-mails de fonte duvidosa e a tomar cuidado especialmente com arquivos e endereços obtidos em salas de bate-papo, conhecidas como chats. Nesses casos, não se deve executar programas ou abrir arquivos sem verificar se a operação é segura. É preciso usar sistema antivírus atualizado, mesmo que o conteúdo seja criado e enviado por pessoa confiável, pois o remetente pode não ter se dado conta do risco.

Além de os bancos não enviarem e-mails para os correntistas com qualquer tipo de pedido de atualização, eles chamam a atenção também para os spams (e-mails de corrente) com facilidades promocionais, propaganda enganosa, curiosidades, mensagens de amizade e religiosas, sempre orientando o reenvio para outros contatos . De acordo com a Febraban, esse tipo de mensagem também é muito usado para propagar vírus e “cavalo de troia”.

Para quem faz transações financeiras pela internet, a Febraban ressalta que é necessário conhecer os riscos existentes e adotar medidas preventivas para evitá-los, como manter um antivírus atualizado no computador, trocar a senha de acesso ao banco periodicamente e só usar equipamento efetivamente confiável. Outra recomendação é não fazer transações em equipamentos públicos ou desconhecidos.

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