Cidades

“Não escondemos os apoios que caminham ao nosso lado”

IPATINGA – Cecília Ferramenta, do PT, disputa sua segunda eleição à Prefeitura de Ipatinga. Em 2010, perdeu o pleito extemporâneo para Robson Gomes (PPS), apoiado por uma frente suprapartidária articulada pelo atual secretário de Estado Alexandre Silveira, com apoio de sua adversária, a candidata do PV Rosângela Reis. Hoje, com a cidade vivendo inúmeros problemas nas áreas de saúde, educação e limpeza pública, entre outras, decorrentes da má gestão administrativa, Cecília afirma que, se eleita, mesmo em um curto espaço de tempo, será possível resolver os problemas emergenciais da cidade: “É o nosso grande desafio, e vamos dar conta do recado”. Para isso, ela pretende restabelecer parcerias com os governos do Estado e federal e também com a iniciativa privada. Segunda candidata a prefeita entrevistada pelo DIÁRIO POPULAR, a petista diz que não esconde seus apoios: “Sou apoiada pelo Chico Ferramenta, pela presidenta Dilma. O deputado (Alexandre Silveira) é apoiador da adversária, foi ele quem a lançou candidata, inclusive indicando o candidato a vice, que é do seu partido, o PSD”. Confira a entrevista:

DIÁRIO POPULAR – Qual considera a principal proposta de sua candidatura?
CECÍLIA FERRAMENTA – A nossa Coligação Pra Consertar de Novo (PT/PRB/PCdoB/PRTB/PPL/PTdoB/PTN) tem o compromisso com a população de resgatar os programas sociais que foram abandonados em nossa cidade, e também apresentar inovações para assegurar a participação popular, a eficiência e competência administrativa, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida para todos.

DP – Como avalia o momento atual da cidade de Ipatinga?
CF – Lamentavelmente, a nossa cidade está desorganizada, sem planejamento, com a limpeza de péssima qualidade e creches e entidades sociais abandonadas. Isto é resultado dos últimos anos de incompetência política e administrativa na Prefeitura, e é por isso que a população quer a volta do PT, para consertar Ipatinga de novo.

DP – Se eleita, qual será seu primeiro ato à frente do governo?
CF – Estamos apresentando, nas visitas e caminhadas, o nosso programa de governo, que tem a marca da participação popular. Eleita prefeita pelo povo de Ipatinga, com a graça de Deus, durante a transição até a posse, vamos fazer um plano de ações de emergência para garantir o funcionamento básico da cidade.

DP – Uma das principais polêmicas da campanha se dará em torno do apoio ou não do deputado e secretário de Estado Alexandre Silveira. Como a senhora vê esta questão?
CF – Da nossa parte, o que podemos afirmar claramente é que não escondemos os apoios que caminham ao nosso lado, o Chico Ferramenta, o presidente Lula e a presidenta Dilma. O deputado é apoiador da adversária, foi ele quem a lançou candidata, inclusive indicando o candidato a vice, que é do seu partido, o PSD.
São duas coisas importantes: as alianças e o programa de governo. O nosso programa de governo foi elaborado com ampla participação da sociedade.
DP – As campanhas em Ipatinga nos últimos pleitos têm sido marcadas por altos gastos. Esta tendência tende a prevalecer?
CF – O PT sempre fez campanhas em Ipatinga com os pés no chão, gastando saliva e sola de sapato, visitando rua por rua, casa por casa da nossa cidade. Os gastos de campanha estão planejados e declarados na Justiça Eleitoral, mas é a nossa militância que faz a diferença, de forma voluntária, alegre e entusiasmada com os projetos que temos para consertar Ipatinga de novo.

DP – A deputada Rosângela Reis é sua principal adversária neste processo. A seu ver, quais os limites de sua (dela) candidatura?
CF – A nossa coligação representa um projeto político e administrativo completamente oposto ao da adversária. Queremos resgatar programas importantes que fizeram Ipatinga ser referência nacional e internacional em saúde, meio ambiente, limpeza urbana e administração eficiente com a participação popular. Programas esses que foram abandonados nos últimos anos, e que fizeram a cidade chegar ao ponto em que está. Vamos fazer nossa cidade voltar a ser orgulho dos ipatinguenses, vamos voltar a ser referência em limpeza urbana, uma cidade bem cuidada, bem administrada e com inclusão social.

DP – Se, desde já, tivesse que definir uma “marca” de seu governo, qual seria?
CF – Vamos consertar Ipatinga de novo, com moralização administrativa, competência, transparência e participação popular.

DP – Até agora, exceto por algumas trocas de acusações, a campanha tem mantido um tom ameno. O início dos comícios e dos programas no rádio e TV tendem a acirrar mais os ânimos?
CF – A nossa sempre será propositiva, a favor da população que hoje é desrespeitada nos postos de saúde, no Pronto-Socorro Municipal, sem limpeza urbana e sem diálogo com os servidores e as entidades sociais. Vamos manter a nossa linha construtiva, de projetos viáveis para a cidade, mostrando e debatendo o nosso programa de governo para Ipatinga voltar a ser uma cidade limpa, segura, modelo de administração democrática, popular e comprometida com o desenvolvimento regional e nacional.

DP – Pelo corpo a corpo nas ruas, o que o eleitor espera de Cecília Ferramenta?
CF – Em todas as nossas atividades de campanha, o carinho e o apoio da população só aumentam, a cada dia que passa, em todos os bairros da cidade. Junto com isso também aumenta a minha responsabilidade, ao lado do candidato a vice Coronel Ramalho. Reunimos a força de um povo que quer Ipatinga nos trilhos do desenvolvimento, com justiça social e qualidade de vida para todos.

DP – Se eleita, a senhora acha que conseguirá, em curto prazo, resolver os problemas administrativos que herdará do atual governo?
CF – É o nosso grande desafio, e vamos dar conta do recado. Vamos chamar toda sociedade de Ipatinga para participar do nosso governo, vamos fazer novamente parcerias com a Usiminas, o governo do Estado e o governo federal da presidenta Dilma. O nosso programa de governo não é um mero cumprimento da exigência legal nessas eleições, mas sim um compromisso assumido com a população que, desde o primeiro dia de governo, será executado com muito trabalho, competência e eficiência. Tenho fé em Deus que vamos conseguir colocar Ipatinga nos trilhos do desenvolvimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com